Ribeirão Preto, Sábado, 10 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banqueiro compra e fecha hotel da Fazenda Pinhal

Fernão Bracher adquiriu a propriedade e decidiu priorizar museu e pesquisas

Hotel funcionava na fazenda havia seis anos; propriedade é tombada parcialmente pelo Iphan por seu valor histórico

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

O banqueiro Fernão Bracher, novo dono da Fazenda Pinhal, imóvel histórico que deu origem à cidade de São Carlos e que é parcialmente tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), fechou o hotel que funcionava em um prédio próximo à sede havia seis anos.
O local, que já hospedou personalidades do Brasil e do exterior, foi desativado em 31 de dezembro. Segundo o presidente da Associação Pró-Casa do Pinhal, Francisco de Sá Neto, o objetivo do novo proprietário é investir na consolidação de um museu na fazenda e incrementar as atividades de pesquisa que já existem no local.
"A desativação foi por causa da venda. A intenção é investir mais na parte de museu mesmo, ampliar as atividades de pesquisa que já temos", disse Sá Neto. O hotel-fazenda tinha 14 apartamentos de luxo, com decoração e mobiliário de época. Nenhum deles foi mantido para visitação pública.
A Folha telefonou ontem para a Fazenda Pinhal e pediu para falar com o novo proprietário do imóvel sobre o fechamento do hotel, mas foi informada que ele não falaria com a imprensa. Sá Neto informou apenas que Bracher tem vínculo com a família do conde do Pinhal, ex-dono da fazenda, e por isso teria interesse em investir mais na preservação do patrimônio histórico do local. "Nós já recebemos visitas de alunos de primeiro e segundo graus e também pesquisadores de universidades. A ideia é tornar essas atividades ainda mais públicas", afirmou Sá Neto.
Atualmente, já há na fazenda um centro de documentação, biblioteca, museu arquitetônico e natural -este último foi mantido para preservar parte da mata original da época em que a Pinhal foi erguida, no século 19. A cidade de São Carlos, que nasceu como povoado de São Carlos do Pinhal, teve início em terras próximas à fazenda doadas pela família Botelho.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Ministério aprova restauração de altar de capela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.