Ribeirão Preto, Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demitido, analista completaria 30 anos de empresa em 2009

DA ENVIADA A BEBEDOURO

No próximo dia 2 de junho, mês que coincide com o início da safra da laranja no Estado, o analista de controle de produção João Carlos Bento Rodrigues, 48, iria completar 30 anos de trabalho na unidade da Citrosuco em Bebedouro.
Rodrigues começou ainda jovem como auxiliar geral, recebendo a fruta que chegava dos caminhões. No lugar de uma carta de congratulações da empresa, ele recebeu no último sábado pelo correio o aviso de que estava demitido.
"Eu não estava em casa. Uma cliente da minha mulher, no salão de beleza, avisou que havia demissões. Fui até a empresa. Estava tudo em silêncio. Foi quando o segurança falou sobre a demissão e que ninguém mais estava autorizado a entrar na fábrica", diz o ex-funcionário.
Rodrigues disse que a fábrica já dava sinais de que havia problemas. Desde dezembro, a manutenção do parque industrial praticamente paralisou. "Só deixaram o extremamente necessário para manter a linha de produção funcionando."
Há uma semana, conta, os funcionários da segurança foram dispensados, com a alegação de que a empresa contrataria uma firma terceirizada.
A notícia da demissão desdobrou-se em telefonemas, segundo ele. "Tive colegas que ligaram aqui desesperados. Acho que despedir por carta é uma falta de respeito, sinal de nenhuma consideração."
Como Rodrigues, ontem, cerca de 30 demitidos da Citrosuco buscaram o sindicato da categoria para tirar dúvidas sobre a rescisão.
O analista de controle de qualidade, Luiz Michelin, 53, sendo 29 de empresa, também foi demitido por carta. "Sinceramente, eu já esperava. Havia pouca laranja para moer e muito suco no estoque." Ele espera agora atingir os anos necessários para a aposentadoria.
Novato entre os colegas, Francisco Magno, 30, na função de operador de máquinas há três anos, também já aguardava a demissão. "No começo achei estranho ser demitido por carta, mas acho que não iriam chamar todos na fábrica e comunicar a demissão."


Texto Anterior: Citricultura: Sindicato procura ministro para pedir ajuda ao setor
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.