Ribeirão Preto, Sexta-feira, 10 de Junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuva forte e ventania param Ribeirão

Temporal derrubou árvores, desligou os semáforos de 35 cruzamentos e deixou parte da cidade sem eletricidade

O aeroporto Leite Lopes teve suas operações interrompidas das 13h às 14h30; passageiros foram para SP de ônibus


Silva Junior/Folhapress
Vendaval provocou uma grande nuvem de poeira sobre Ribeirão Preto, ontem, um pouco antes da forte chuva que atingiu a cidade no início da tarde

ELIDA OLIVEIRA
ANA SOUSA

DE RIBEIRÃO PRETO

Céu negro, ventania e chuva forte. O temporal que atingiu Ribeirão Preto no início da tarde de ontem causou queda de árvores, deixou parte da cidade sem energia, desligou semáforos e parou o aeroporto Leite Lopes.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos na cidade atingiram picos de 68 km/h.
Uma nuvem de poeira cobriu Ribeirão antes do temporal. A temperatura despencou de 29ºC ao meio-dia para 15ºC, uma hora depois.
A mudança no tempo foi causada por uma linha de instabilidade que se formou entre as regiões centro-oeste e norte do Estado. Segundo o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, uma massa de ar quente se chocou com outra de ar polar, provocando o temporal e a ventania.
Foram 70 ocorrências registradas na Defesa Civil -80% de quedas de árvores.
As árvores derrubaram postes, fiação elétrica, fecharam ruas e interditaram parte de avenidas. Não houve registro de alagamentos.
Na estrada das Palmeiras, principal entrada do bairro Ribeirão Verde, uma árvore caiu sobre um Fiat Uno, derrubando poste e fios.
Um casal ficou preso dentro do carro, pois havia risco de choque. Os bombeiros foram chamados para cortar os galhos, retirar os fios e libertá-los. Eles não se feriram.
A Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano) disse que 35 cruzamentos ficaram com os semáforos desligados, a maior parte por falta de energia elétrica.
A previsão da CPFL era de que 96% da energia fosse restabelecida até às 20h30.

AEROPORTO
O Leite Lopes ficou fechado das 13h às 14h30, segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de SP). Até o fechamento desta edição, operava por instrumentos.
Quatro voos das empresas TAM, Azul, Pantanal e Webjet foram cancelados.
Passageiros da TAM com destino a São Paulo tiveram que seguir a viagem de ônibus -o trajeto de 40 minutos teve de ser percorrido em cinco horas pela estrada.
A estudante Marina Kanaiama, 21, programou uma viagem para Buenos Aires -o pacote incluía hotel e passagens. Com o temporal e o voo cancelado, ela perdeu a conexão em São Paulo.
A TAM informou, em nota, que presta informações aos passageiros e os reacomoda nos próximos voos.

Colaborou VENCESLAU BORLINA FILHO

FOLHA.com
Veja fotos do temporal que atingiu Ribeirão
http://www.folha.com.br/fg3177


Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.