Ribeirão Preto, Sábado, 10 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva atípica de setembro amplia prejuízo à safra

Produção de cana-de-açúcar, que já vinha em declínio nos meses anteriores, caiu ainda mais

DA FOLHA RIBEIRÃO

A chuva atípica que caiu em setembro na região Centro-Sul prejudicou ainda mais a safra de cana-de-açúcar, que já vinha com produção em declínio por causa das chuvas de julho e agosto, de acordo com dados da Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar).
Segundo a entidade, setembro é tipicamente um dos meses de maior produção da indústria sucroalcooleira. As chuvas, porém, fizeram com que na segunda quinzena do mês passado fossem moídas 29,89 milhões de toneladas de cana, quantidade 11% menor à que foi registrada no mesmo período do ano passado.
Dos 30 dias úteis para a moagem em setembro, apenas 20 foram aproveitados -a média histórica é de 27 dias.
A quantidade de cana que deixou de ser moída, aliada ao crescimento da produção de açúcar em detrimento do etanol, são apontados como os principais fatores para o aumento do preço do combustível da cana desde setembro.
A produção de etanol acumulada nesta safra é de 16,43 bilhões de litros, 3,08% menor do que os 16,95 bilhões produzidos na safra anterior.
Além da interrupção da colheita de cana que abastece as usinas, a chuva também prejudica a quantidade de ATR (Açúcares Totais Recuperados) que é obtido com a cana.
Em setembro, as usinas conseguiram retirar 138,8 quilos de açúcar para cada tonelada de cana colhida, contra 157,8 quilos, em média, nas últimas safras, segundo a Unica.


Texto Anterior: Foco: Gerentes do comércio de Ribeirão Preto desconhecem a nova lei da entrega
Próximo Texto: Horário de verão: Economia de energia abastece Ribeirão Preto por 18 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.