Ribeirão Preto, Domingo, 10 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Praças feitas em parceria atraem mais usuários

Áreas na zona sul são mais bem cuidadas, iluminadas e seguras

Crianças e adolescentes que moram no centro costumam usar a praça Carlos Gomes como campinho de futebol

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Em contraste com boa parte das praças de Ribeirão, as áreas que são cuidadas pela iniciativa privada atraem usuários pela limpeza, iluminação e segurança. E lotam todo final de tarde.
Na zona sul da cidade, existem quatro praças implantadas em parceria da prefeitura com empresas.
A dentista Ana Laura Joaquim, 32, e o médico Fernando Joaquim, 37, costumam frequentar a Matheus Nader Nemer, conhecida como "Bike", no Jardim Canadá, pelo menos três vezes por semana. No espaço, os gêmeos Pedro e Lucas, 2, aproveitam para gastar energia.
"Moramos perto e somos atraídos pela beleza e segurança do lugar. Mas, não temos coragem de frequentar outras praças."
A estudante Maria Eduarda Celivi, 17, frequenta a praça da "Bike" todos os dias com sua cachorrinha Kika. "Na frente de casa tem uma praça, mas não tem nada. Tenho medo do lugar, parece que tem sempre gente escondida no meio do mato."
Para o garapeiro Fábio Pereira Rocha, 34, que trabalha há um ano e meio na praça do Canadá, a manutenção feita pela empresa Habiart Barc é que faz a diferença.

FUTEBOL
Todos os dias, um grupo de crianças e adolescentes que moram no centro usa a praça Carlos Gomes como palco de brincadeiras -a preferida é o futebol. Eles improvisam as traves com quatro latões de lixo.
As gêmeas Marcela e Mayara Corcy, 12, descobriram os jogos na praça indo ao supermercado com a mãe.
O vendedor João Carlos Gomes Ferreira, 54, disse que as crianças devem usar a praça mesmo. Para ele, quanto mais gente, mais segurança.
Segundo a historiadora Liamar Izilda Tuon, desde a década de 20, as praças de Ribeirão são espaços de socialização e diversão.


Texto Anterior: Cidade tem mais de 100 praças-fantasma
Próximo Texto: Invasão de futuras áreas de lazer torna-se comum na cidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.