Ribeirão Preto, Domingo, 11 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeroporto será 'privatizado'

da Folha Ribeirão

O aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, deverá ser "privatizado" e, ao mesmo tempo, transformado em internacional até meados do próximo ano.
Uma comissão formada por representantes da prefeitura, do governo do Estado e do governo federal foi montada para iniciar a elaboração do edital de licitação a fim de escolher a empresa que irá deter a concessão do local por cerca de 25 anos.
Segundo o secretário do Planejamento e Gestão Ambiental, José Américo Rubiano, será a primeira experiência de concessão de um aeroporto para empresas privadas no país.
"Por isso, o processo de 'privatização' poderá demorar um pouco mais do que o previsto, mas estaremos lutando para que, até novembro, a licitação seja levada a público."
A transformação do aeroporto em internacional demonstrou ser viável, de acordo com um estudo elaborado por uma empresa norte-americana a pedido do Daesp.
"A pista será ampliada de 2.100 para 2.900 metros e iremos construir uma infra-estrutura avançada, incluindo ampliação do terminal de cargas e de passageiros, em um investimento total de R$ 28 milhões por parte da empresa que assumir a concessão."
Uma parte dessa quantia será usada para a desapropriação de áreas próximas ao aeroporto a fim de que ocorram as expansões necessárias
O engenheiro e professor da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos Romeu Corsini defende a construção de um aeroporto em outra área, para que se concretize a transformação em internacional.
"O aeroporto não poderá ser "remendado' e, no local onde está, não tem como se desenvolver."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.