Ribeirão Preto, Domingo, 11 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Primeiro morador do hotel retorna ao local após 54 anos

DE RIBEIRÃO PRETO

Vinda de Nápoles, sul da Itália, a família de Giuliano Galucci foi a primeira a ocupar o Grande Hotel Diederichsen em 1937. Decidido a investir no segmento hoteleiro no interior de São Paulo, algo inédito até então, Giuliano se mudou com a família para Ribeirão Preto.
Bruno Galucci, 87, filho único de Giuliano, tinha 12 anos e passou a morar na torre do hotel com a mãe.
"Quando chegamos, o prédio estava vazio. Fomos os primeiros a dormir lá, logo depois da inauguração."
Em pouco tempo, lembra Bruno, o hotel passou a ser considerado um dos mais importantes e inovadores do interior paulista.
"Fomos os primeiros a ter água quente encanada nos banheiros. Meu pai oferecia banquetes para políticos importantes. Os cardápios eram especiais e foram traduzidos para até seis línguas."
Uma das imagens que mais marcaram a infância de Bruno foi a hospedagem no hotel do então presidente da República, Getúlio Vargas.
"Lembro claramente dele saindo do elevador e indo até o quarto. Em seguida, teve o banquete, tudo muito bonito e organizado."
Depois de 13 anos, Giuliano decidiu vender o negócio e voltar para a Itália. Motivo: queria descanso e, à frente de um negócio tão grandioso, era impossível relaxar.
Os anos se passaram, Bruno voltou ao Brasil -primeiro São Paulo e depois Rio -, se casou e teve dois filhos. Em 2004 decidiu voltar para Ribeirão. "Minha filha morava aqui e precisava de mim para olhar meus netos."
Depois de alguns meses morando com a filha, Bruno decidiu procurar um apartamento e logo se lembrou do velho Diederichsen.
"Perguntei na portaria, mas não tinha nenhum apartamento vago. Depois de uns três meses, o porteiro me ligou e disse que tinha um lugar para mim. Gosto muito daqui, apesar da decadência do prédio hoje."


Texto Anterior: Abandonado, velho edifício pede socorro
Próximo Texto: USP cria código mais seguro para internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.