Ribeirão Preto, Sábado, 11 de setembro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASILEIRÃO
Time de Ribeirão enfrenta o Santos e busca reabilitação após 2 goleadas
Botafogo quer reduzir "déficit"

ANGELO SASTRE
free-lance para a Folha Ribeirão

O Botafogo busca o equilíbrio do grupo para reduzir o déficit de gols na partida contra o Santos, hoje, às 16h, na Vila Belmiro.
Desde que o técnico Lula Pereira assumiu o comando da equipe, o time marcou seis gols e sofreu nove. Neste período, foram disputados três jogos.
Na era Muricy Ramalho, em oito jogos disputados o Botafogo marcou nove gols e sofreu 14.
Para reverter esse quadro, o técnico está intensificando a marcação do meio campo. A intenção é anular as jogadas de criação do ataque adversário.
"Nós estamos tomando muitos gols e a maioria deles teve início no setor defensivo do time adversário. Dessa forma, precisamos bloquear essa ligação", disse Pereira.
A mudança no esquema tático também provocou alterações na escalação do time titular.
Para enfrentar o Santos, o técnico Lula Pereira optou por uma formação mais defensiva e promoveu quatro alterações.
As novidades são os retornos de Bell e Marcão, que cumpriram suspensão automática contra o Atlético-MG. Eles substituíram os jogadores Índio e Mauro, respectivamente.
No meio campo, o técnico escalou Júnior para a vaga de Palhinha e avançou Romerito, que formará dupla de ataque com Vágner no lugar de Rui Barbosa.
"A idéia é criar um time mais compacto. Eu prefiro que o meu time ganhe de 1 a 0 do que faça três gols e perca o jogo", disse Pereira.
O Botafogo deve começar jogando com Alexandre; Júlio César, Bell, Henrique e Biro; Alexandre, Carlão, Marcão e Júnior; Romerito e Vágner.

Estímulo
Além das mudanças na escalação e no esquema tático, o técnico Lula Pereira está procurando trabalhar com o aspecto psicológico dos jogadores.
"A experiência não conta muito nesse tipo de situação. O grupo sente a pressão; por isso, estou procurando motivar o elenco", disse Pereira.
O treinador afirmou que, durante a conversa com os jogadores, procurou ressaltar a vitória diante do Grêmio, na estréia do técnico. "Eles precisam ter consciência de que é possível reverter essa fase", disse.


Na TV - Santos x Botafogo: Bandeirantes e Globo, às 16h



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.