Ribeirão Preto, Domingo, 11 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO
Estudantes escolhem prédio na USP para reforma patrocinada por fábrica de tintas

da Reportagem Local

As cerca de 18 mil crianças de 1º grau das escolas estaduais e municipais de Ribeirão Preto escolheram o Museu do Café -entre o Palácio do Rio Branco e o Diederichsen- para ser pintado e restaurado no próximo mês.
A decisão aconteceu por meio de votação, feita durante o mês passado nas escolas da cidade.
O Museu do Café foi o favorito das crianças, com 32% dos votos, seguido do Diederichsen, com 31%.
Com isso, a cidade está integrando a campanha Coral Dulux Pintando o Brasil, uma iniciativa internacional da empresa de tintas que tem o objetivo de preservar o patrimônio histórico.
A campanha já foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Para participar da votação, a criança pintou um dos três prédios que estavam desenhados em uma cédula, que foi entregue na escola.
No próximo domingo, será sorteada a escola que ganhará uma pintura.
Um aluno e um professor também terão suas casas pintadas como prêmio.
Os prédios que concorreram foram escolhidos por meio de um levantamento feito pela Secretaria da Cultura de Ribeirão.
De acordo com o Condeppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto), a escolha foi feita por meio de um levantamento histórico dos edifícios da cidade.
O Museu do Café foi construído na década de 40 pelo Estado para abrigar a antiga escola agrícola de Ribeirão Preto.
O prédio inaugura o estilo totalitário da arquitetura de Ribeirão, ou seja, inspirado em construções da época anterior à Segunda Guerra Mundial.
O edifício foi construído na Fazenda Monte Alegre, onde atualmente funciona o campus da USP (Universidade de São Paulo), após ter sido doada pelos proprietários ao Estado para a construção da escola agrícola.
Como a diferença na votação da escolha do prédio que será pintado com o Diederichsen foi de só um ponto percentual, a Tintas Coral está estudando uma forma de poder ajudar na restauração deste monumento histórico, cujo processo já está sendo feito desde 97 pela prefeitura.
O edifício Diederichsen foi construído em 1936 e foi o primeiro prédio com mais de três andares de Ribeirão Preto.
O prédio, que abrigava o cinema mais luxuoso da cidade, o Cine São Paulo, escritórios, apartamentos e um hotel, foi a sensação da época na cidade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.