Ribeirão Preto, Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia no horário de verão abastece Ribeirão Preto por 18 dias

Redução do consumo de energia elétrica, em 234 cidades de SP, foi de 0,9%

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A economia no consumo de energia elétrica no horário de verão, que acaba à 0h do próximo domingo, foi de 69.567 MWh nas 234 cidades atendidas pela CPFL Paulista, entre elas todas os municípios da região de Ribeirão Preto.
Segundo a empresa, a energia economizada seria capaz de abastecer por 18 dias uma cidade como Ribeirão Preto ou, ainda, atender São Carlos por 31 dias ou Araraquara, por 44 dias.
De acordo com a companhia, com o horário de verão, foi verificada uma redução de 0,9% no consumo de energia elétrica e uma diminuição de 1,4% na demanda por energia no horário mais crítico, o de pico.
A doméstica Giovana Terezinha Silva, 32, disse que, durante o horário de verão, sua conta de energia teve uma redução de R$ 40. Apesar disso, ela reclamou do cansaço provocado indiretamente no período pelo fato de o dia ficar mais longo.
Em contrapartida, a aposentada Maria Luz Nogueira de Oliveira, 47, disse que não conseguiu reduzir sua conta de luz. "O ventilador ficou mais tempo ligado, tomamos mais banhos e dormimos mais tarde lá em casa", afirmou.
O horário de verão terminará com duração de 119 dias e foi implantado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal.
Neste ano, o horário de verão já tem data para entrar em vigor. Por decisão do governo federal, o horário de verão será adotado sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e se estenderá até a 0h do terceiro domingo de fevereiro seguinte. Desde 1985, a medida é adotada sem interrupções. (AF)


Texto Anterior: Tecumseh demite 350 em São Carlos e culpa crise mundial
Próximo Texto: Franca desenvolve projeto anticrise para ajudar empresa em recuperação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.