Ribeirão Preto, Terça-feira, 12 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gripe suína faz Ribeirão Preto monitorar mais um paciente

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto monitora mais um caso envolvendo a gripe suína, o terceiro desde a semana passada. O paciente, de 77 anos, chegou da Itália no último dia 3 e começou a ter febre e dores no corpo sábado. Ele passou, anteontem, por exames na Unidade de Emergência do HC (Hospital das Clínicas), mas está em casa desde ontem.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Ribeirão, ele não é considerado um caso suspeito da doença porque, segundo o relato feito pela família aos médicos, o paciente já tinha imunodeficiência antes da viagem e frequentemente sofre de doenças pulmonares.
Assim como ocorreu com o homem de 27 anos que passou pelo HC-UE na última sexta-feira com alguns sintomas da gripe suína, como febre alta repentina, o novo caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município diariamente e à distância.
O paciente de 77 anos também teve material da faringe e das narinas coletado para a realização de um exame específico no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, cujo resultado vai apontar se ele foi infectado pelo vírus Influenza A. É um tipo de mutação desse vírus que provoca a gripe suína. O resultado sai em três dias.
De acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgadas ontem, 4.694 casos da doença foram confirmados em 30 países, incluindo o Brasil e a Itália, onde o paciente de 77 anos em monitoramento esteve.
O paciente de 27 anos atendido no HC-UE na última sexta-feira também teve material da faringe e narinas colhido para o mesmo exame, mas até ontem à tarde o resultado não havia sido divulgado pela Saúde.
A gripe suína é considerada uma doença respiratória aguda, transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Os principais sintomas são febre alta, superior a 38C, tosse, associadas ou não a dores no corpo, e outros problemas respiratórios. (VERIDIANA RIBEIRO)


Texto Anterior: Sarna interdita sala de posto de saúde
Próximo Texto: Religião: Tambaú remete processo do padre Donizeti a Roma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.