Ribeirão Preto, Sábado, 12 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expositores querem Feira do Livro em outro lugar

Livreiros reclamam que adolescentes nos corredores espantam clientes

Mesmo com um espaço próprio, na Cervejaria Paulista, jovens ainda lotavam a praça para conversar e ver amigos

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

A Feira do Livro de Ribeirão Preto cresceu em dez anos a ponto de ser comemorada pela prefeitura como "a maior do país nesse formato". Mas o mesmo formato já não agrada mais aos expositores do evento.
Ontem, no segundo dia da feira, por volta das 11h30, a principal razão de queixas das editoras repetiu-se: o público "não leitor", principalmente adolescentes, lotou os corredores.
Os jovens "atrapalham" a circulação dos interessados em comprar livros, segundo representantes de editoras ouvidos pela reportagem.
Para o promotor de vendas da editora Paulinas, Rodrigo Antunes, 30, a feira "cresceu muito" e a praça 15 de Novembro "já não comporta mais" o evento.
O proprietário da Centauro Editora, Almir Faga, 31, sugeriu uma cobrança tipo "consumação". "O valor pago pelos visitantes na entrada poderia ser consumido em livros. Assim, somente os realmente interessados viriam."
A prefeita Dárcy Vera (DEM) não quer modificar. "Eu não concordo com essa história de mudar a feira", disse ela na última terça-feira, quando acompanhou a instalação dos estandes.
A quantidade de adolescentes nos corredores da feira tem um motivo, "mas não são os livros", segundo a estudante Fabiana Dias, 14. Para ela e a amiga Tairiny Aguiar, 16, o "legal é encontrar amigos."
A presidente da Fundação Feira do Livro, Isabel de Farias, disse que a mudança do evento para outro lugar está "fora de cogitação".
Farias afirmou ainda que, apesar das queixas, os adolescentes estão no lugar propício para despertar o interesse pela leitura.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Internet tem feito jovens lerem e escreverem mais, diz autora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.