Ribeirão Preto, Domingo, 12 de Junho de 2011

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Luxo é mercado promissor em Ribeirão

Estudo coloca a cidade entre as mais atrativas do país para o segmento consumidor considerado de alto padrão

Sem contar SP e Rio, Ribeirão aparece entre os 7 municípios do país com maior potencial de consumo de luxo

ARARIPE CASTILHO
JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Grifes de joalherias de luxo situam Ribeirão Preto entre as "tops" de vendas no país. Depois do eixo Rio-São Paulo, é da cidade a maior frota de helicópteros. Se não bastasse, de cada dez Porsches vendidos no Brasil, um é comprado em Ribeirão.
Fora do circuito de capitais brasileiras e com pouco mais de meio milhão de habitantes, a cidade se destaca como um polo atrativo para o chamado mercado de luxo.
Um estudo de 2009/2010 da MCF Consultoria & Conhecimento com a GFK Brasil colocou Ribeirão como uma das mais promissoras para o mercado de alto nível.
Entre as empresas do segmento entrevistadas, a cidade aparece entre as sete com maior potencial (à exceção de São Paulo e Rio) para o segmento de luxo. Detalhe: todas as demais são capitais.
O potencial ribeirão-pretano para esse nicho é observado inclusive pelo setor educacional. Silvio Passarelli, diretor do MBA em gestão do luxo da Faap, em SP, diz que a instituição já estuda abrir o mesmo curso em Ribeirão.
"No Brasil, esse mercado tem se desenvolvido e, em Ribeirão, não podia ser diferente. É uma cidade forte economicamente, não só pelo agronegócio, mas [também] pelo setor de serviços."

SÍMBOLOS
Morar é talvez a mais simbólica forma de consumo nesse mercado, se considerados os valores envolvidos. Na cidade negociam-se mansões de R$ 4 milhões, segundo Eduardo Sassi Santucci, 36, corretor de imóveis de alto padrão há sete anos.
"Esse segmento sempre estará aquecido, sempre tem gente comprando e vendendo. Acredito que o mercado irá melhorar ainda mais este ano em relação a 2010."
No setor de vestuário, a jornalista Letícia Bighetti, 32, de Sertãozinho, pretende comprar até o fim do ano ao menos três vestidos, inclusive o de casamento, de Thomaz Pillegi, estilista em Ribeirão há 22 anos que se colocou no mercado de luxo paulistano.
Pillegi chega a cobrar até R$ 12 mil reais por uma peça, costurada com exclusividade. Para Letícia, adquirir um vestido caro é uma forma de se valorizar. "Acho que, sempre que temos condições de nos tratar bem, é válido."
A cidade também é a única do interior do país com revenda da Porsche. A elite ribeirão-pretana ainda tem em seu território lojas de marcas como Land Rover, Volvo, Audi, BMW, Mini, Mercedes-Benz e Kawasaki.
A Porsche de Ribeirão foi responsável por 10% a 15% dos 911 carros vendidos no país em 2010, segundo a importadora oficial Stuttgart Sport Car. Um Porsche custa, no mínimo, R$ 280 mil.


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