Ribeirão Preto, Domingo, 12 de Setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paradas gays ganham espaço na região

DE RIBEIRÃO PRETO

O número de paradas gays no Estado de São Paulo tem crescido ano a ano. De acordo com o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Dimitri Sales, o movimento tem chegado a cidades pequenas do interior.
"O crescimento tem mostrado que as pessoas, mesmo em municípios menores, têm se organizado para chamar atenção da sociedade sobre a igualdade dos direitos."
Na região, além de Ribeirão, pelos menos quatro cidades já realizam paradas anuais. Os eventos ocorrem em São Carlos, Araraquara, Sertãozinho e Bebedouro.
Em São Carlos, a segunda edição aconteceu em julho e atraiu 40 mil pessoas.
"A primeira vez do evento foi uma surpresa porque havia um receio de como seria, mas a aceitação foi ótima e, neste ano, batemos a expectativa novamente", disse Alexandre Fávaro Sanches da ONG Visibilidade LGBT, que foi fundada em 2009.
Para Sanches, o boom de paradas é resultado da "efervescência" dos movimentos sociais nas cidades.
"As entidades estão mais articuladas, é por isso que o evento cresce", disse.
Para Alberto Carlos Andreoni de Souza, presidente da ONG RNP + Sol, que completa seis anos de atuação neste mês em Araraquara, o evento não pode parar.
"O caminho agora é evoluir e crescer. As pessoas têm consciência que [a parada] é um manifesto pela igualdade", afirmou. No ano passado, 12 mil pessoas participaram da parada gay da cidade.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Com frequentador reservado, saunas também são alternativa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.