Ribeirão Preto, Sexta-feira, 13 de Maio de 2011

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Empresa de insumo lança herbicida para cana

Dupont, multinacional americana, anunciou novo produto em Ribeirão

Sindicato das empresas fabricantes de produtos agrícolas afirma que a aquisição de herbicidas cresceu 17% em 2010

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

A Dupont, multinacional norte-americana presente no mercado de insumos agrícolas, anunciou ontem em Ribeirão Preto a entrada no mercado de um novo herbicida voltado às plantações de cana-de-açúcar.
A novidade do produto, de acordo com a empresa, é a aplicação em dose única durante o período de seca, a fim de controlar as pragas comuns à plantação -como corda-de-viola, capim-braquiária, colonião, e outras.
"O produtor pode antecipar o controle de pragas porque o herbicida tem um efeito residual prolongado, que é ativado com a chuva", diz o engenheiro-agrônomo Marcelo Okamura, diretor de marketing da empresa.
A maior parte dos herbicidas disponíveis no mercado, diz ele, são destinados à aplicação em época de chuva. Já aqueles que são voltados para a cana seca não cobrem todas as pragas que a Dupont promete combater.

TECNOLOGIA
O estudo do novo herbicida começou a ser desenvolvido em 2004 no Centro de Tecnologia e Inovação da Dupont em Paulínia (a 117 km de São Paulo).
Nos três últimos anos, a pesquisa foi a campo para a aplicação em cerca de 200 lavouras para testar a concentração do herbicida a cada tipo de solo.
O custo de desenvolvimento do produto não foi revelado, diz a empresa, por questões estratégicas.
Mas, segundo Okamura, todos os anos a Dupont investe US$ 200 milhões na pesquisa de novos defensivos para diversas culturas.
De acordo com Okamura, o novo herbicida foi desenvolvido para a plantação de cana-de-açúcar do Brasil, mas há estudos que pretendem adaptar a tecnologia para distribuição do herbicida em outros países.
Com o novo produto, a expectativa da Dupont é aumentar em 15% a presença da empresa no mercado já neste ano.

FATURAMENTO
A pesquisa em campo do novo herbicida contribuiu para que os produtores de cana conhecessem o produto, afirma Okamura.
"A projeção de 15% não é baseada na curiosidade dos produtores, mas sim no conhecimento que eles já têm sobre o produto que ajudaram a testar."
O setor está aquecido. O Sindag (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola) aponta que entre 2009 e 2010 a aquisição de herbicidas para cana teve aumento de 17%.
O levantamento mostra que as vendas passaram de US$ 407 milhões em 2009 para US$ 476 milhões em 2010.
Neste cenário, a Dupont pretende aumentar o faturamento em 60% nos próximos cinco anos, diz Okamura.
O herbicida é o segundo lançamento da empresa para o setor sucroalcooleiro em menos de dois anos. O produto anterior era destinado ao controle da broca-da-cana e de insetos na plantação.


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