Ribeirão Preto, Quarta-feira, 13 de Julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Umidade abaixo de 30% já dura 5 dias

Índice deixou Ribeirão Preto em estado de atenção desde a última sexta-feira, dia em que atingiu apenas 19%

Segundo especialista, condição é propícia para complicações alérgicas, problemas respiratórios e sangramentos nasais

DE RIBEIRÃO PRETO

A umidade do ar em Ribeirão Preto atingiu níveis inferiores a 30% nos últimos cinco dias, o que fez com que o município entrasse em estado de atenção.
Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), a taxa mais crítica foi atingida às 17h de sexta: 19%. Na tarde de ontem, quando a qualidade do ar foi considerada regular, chegou a 28%.
Em casos como esse, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a população evite praticar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, quando há maior incidência de poluentes.
Complicações alérgicas, sangramento nasais, ressecamento da pele e irritação dos olhos estão entre os problemas decorrentes da baixa umidade do ar.
"É importante manter a hidratação da pele para evitar ressecamento e alergias. O umidificador também pode ser usado caso a umidade caia muito", recomenda a dermatologista Meire Brasil Parada, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Segundo o meteorologista Franco Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma massa de ar seco deve impedir, até o final da semana, a aproximação de frentes frias que possam trazer umidade ao Estado.
O tempo permanece firme, com pouca nebulosidade e temperaturas amenas durante a madrugada.
Para as próximas semanas, não há previsão de chuva. Em Ribeirão Preto, a estiagem já dura cerca de um mês, segundo dados da Defesa Civil de São Paulo.
De acordo com o Inmet, as temperaturas devem continuar estáveis na região de Ribeirão. A previsão é de oscilação entre 11°C e 30°C até o final desta semana.


Texto Anterior: Outro lado: Suspeitos negam participação em irregularidades
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.