Ribeirão Preto, Domingo, 13 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A NÚMERO UM
Cidade pacata, localizada perto da divisa de SP com Minas, tem 2,5 pessoas para cada casa
Buritizal lidera setor da habitação

da enviada especial

A média de 2,5 pessoas para cada uma das 950 casas na zona urbana de Buritizal fez com que a cidade fosse considerada a melhor do país no setor de habitação, segundo relatório da ONU.
Aos 44 anos de emancipação política e com uma população de 3.185 habitantes, a cidade tem também cerca de 300 casas na zona rural. Mesmo assim, o prefeito Agliberto Gonçalves (PMDB) já cedeu um terreno para que sejam construídas mais 49 casas populares.
"Nas últimas pesquisas que a gente fez, o déficit habitacional é de 5%", disse o prefeito.
Segundo ele, o déficit representa o número de pessoas que ainda pagam aluguel.
Segundo a prefeitura, há cerca de 50 casas alugadas. Como esse tipo de negociação é rara, não há imobiliárias na cidade.
Para ocupar a liderança do ranking na habitação, também é considerado o índice de abastecimento de água e acesso a esgoto adequado. Segundo a ONU, em Buritizal todas as casas recebem água com aplicação de cloro e flúor. Já no quesito esgoto, a cidade tem uma cobertura de 99,8%. Todo o esgoto é tratado na estação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), construída há 22 anos.
"Nós já fizemos um levantamento e chegamos até as duas casas que faltavam esgoto", disse o prefeito de Buritizal.
Uma das casas pertence a aposentada Aparecida Cristina de Almeida, 73, que nasceu na cidade e mora na mesma casa há 27 anos. No entanto, ela reclama dos pernilongos que são atraídos pelo esgoto. Segundo ela, houve um problema no desnível da construção e o esgoto de sua casa não pôde ser lançado na rede.
"Às vezes, tenho até que queimar óleo para espantar os mosquitos", disse.
Aparecida diz que não quer trocar a tranquilidade de Buritizal por nenhuma outra cidade. De acordo com os moradores, o último homicídio ocorreu há quase três anos e o roubo mais famoso foi em 73, envolvendo o assaltante de bancos conhecido como "Escadinha".
Já virou lenda entre os moradores a tentativa do assaltante de roubar o cofre da Caixa Econômica Estadual. "Escadinha" conseguiu escapar dos dois únicos policiais de Buritizal que conseguiram cercar as saídas da cidade. Depois de uma troca de tiros, "Escadinha" fugiu. Anos mais tarde, contou em uma entrevista que a tentativa de assalto que mais o frustrou havia ocorrido em Buritizal.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.