Ribeirão Preto, Sábado, 13 de Novembro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DOS MENINOS
Infratores de Ribeirão foram recapturados logo em seguida, por vigilantes e policiais
Mais 4 internos escapam da Febem

VINÍCIUS GORGULHO
da Folha Ribeirão

Um grupo de quatro internos da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) de Ribeirão Preto fugiu ontem, entre as 11h30 e 12h, mas foi recapturado perto nos limites da unidade por vigilantes e policiais militares.
Segundo o advogado da Febem de Ribeirão, George Wilton Toledo, os adolescentes infratores aproveitaram o fim de uma atividade educacional e escaparam ao voltar para seus pavilhões.
Eles pularam o muro do prédio e fugiram na direção do bairro Adão do Carmo Leonel.
Fora do prédio, os fugitivos escalaram a tela de arame que marca os limites da Febem, mas foram capturados em seguida.
A Febem não divulgou as iniciais dos fugitivos e informou apenas que eles têm entre 16 e 17 anos e cometeram crimes como furtos e uso e porte de drogas.
Segundo Toledo, uma sindicância será aberta para investigar a fuga. "Sempre que há uma fuga, abrimos uma sindicância. E sempre investigamos o envolvimento dos monitores nesses casos. Se é comprovada alguma coisa, o monitor em questão é afastado do cargo e as investigações prosseguem", disse Toledo.
O diretor da unidade, Pedro Moisés, disse que um monitor acompanhava os adolescentes na hora da fuga. "Ele estava acompanhando cerca de dez meninos", afirmou ele.
Moisés afirmou que o restante do grupo não procurou acompanhar os fugitivos e voltou para seu pavilhão na unidade.
Mais de cem menores fugiram da Febem de Ribeirão em 99. Também fugiram dois dos 22 adolescentes infratores levados à cadeia do 1º Distrito Policial, por estarem sendo ameaçados de morte dentro da Febem.
Ambos utilizaram o "esquema pronto-socorro", divulgado pela Folha, em que os meninos aproveitam saídas para exames médicos e escapam dos monitores que os acompanham. Em 99, houve 13 rebeliões na unidade. Desde o último dia 20, foram quatro motins e uma morte.


Texto Anterior: Feriado: Polícia inicia operação em estradas
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.