Ribeirão Preto, Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volume de chuva pode superar a média

Em 24 horas, choveu em Ribeirão o equivalente a quase 1/3 do total esperado para o mês de novembro

DA FOLHA RIBEIRÃO

O temporal de anteontem à tarde que alagou ruas e a chuva que atravessou a madrugada de ontem resultaram na maior precipitação deste mês em Ribeirão Preto. E, segundo os meteorologistas, deve continuar a chover até o fim de semana.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, choveu 63,6 milímetros (o que significa 63,6 litros por metro quadrado) das 7h de anteontem às 7h de ontem. A marcação foi feita pelo pluviômetro instalado na Fazenda Experimental do Estado.
O volume das 24 horas significa quase um terço do que se espera de chuvas para o mês -a média histórica prevista para novembro é 169,9 mm.
Se for considerada só a precipitação da madrugada de ontem, choveu 13,2 mm em aproximadamente sete horas, segundo medição no aeroporto Leite Lopes. A Infraero faz a medição sempre à meia-noite e, portanto, não incluiu a precipitação da madrugada.
Se o ritmo de chuvas continuar o mesmo, Ribeirão deve superar a média histórica de novembro. Até anteontem, o acumulado do mês já era de 98,1 mm, segundo a fazenda experimental, e 99,2 mm pelo registro do aeroporto. Os valores são diferentes por causa do horário da medição.
Segundo o chefe da Defesa Civil Municipal, major Erick Cunha Junqueira, não é possível estimar se haverá outros temporais nesta semana.
"É muito variável, fica instável. Mas sabemos que os meses de dezembro e janeiro são os que mais chovem no ano", afirmou Junqueira.
A própria história reflete essa instabilidade. Em novembro do ano passado, por exemplo, o índice pluviométrico foi de 127,5 mm; já no ano anterior, choveu muito mais: 280,4 mm.

Maior e menor
A maior chuva em novembro aconteceu em 1976, quando choveu em Ribeirão 376,1 mm. Já o mês mais "seco" foi o de 1956: em pleno verão, choveu apenas 22,4 mm.
A chuva deve continuar ao menos até domingo, segundo o meteorologista Franco Villela, do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). Hoje e amanhã, devem ocorrer chuvas no fim da tarde. No sábado, o céu deve ficar aberto, mas a previsão é de mais chuva no domingo.


Texto Anterior: Foco: Após 2 meses paralisada, Polícia Civil deve voltar ao trabalho na terça-feira
Próximo Texto: Mãos ao alto!: Três homens armados levam R$ 38 mil de banco em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.