Ribeirão Preto, Sábado, 13 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Casamento cai pela 1ª vez desde 2003

Foram registrados 18.713 matrimônios na região em 2009, baixa de 4,5% ante os 19.605 feitos no ano anterior

Para pesquisador do IBGE, números apontam para uma tendência de estabilidade na região nos próximos anos

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

O número de casamentos ocorridos na região no ano passado caiu 4,5% na comparação com 2008. Seguindo uma tendência também registrada no país, foi a primeira vez desde 2003 que o total de matrimônios recuou.
Os dados são das Estatísticas do Registro Civil de 2009, divulgadas ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além dos casamentos, os divórcios e separações judiciais também diminuíram na região.
No caso dos casamentos, foram 18.713 nas 89 cidades da região no ano passado, ante 19.605 em 2008. A queda de 4,5% supera o recuo de 2,6% registrado no país.
Segundo Cláudio Crespo, coordenador do estudo divulgado pelo IBGE, o índice de queda no total de casamentos no país não é grande o suficiente para apontar uma tendência de diminuição nos próximos anos.
No país, a queda também interrompeu uma série de seis altas no número de matrimônios. "Mas, levando-se em consideração o número de casamentos [ocorridos no país], essa variação negativa sinaliza mais para uma estabilidade do que para uma tendência de queda."
Crespo disse que os pesquisadores do IBGE buscaram avaliar se a queda nos casamentos havia ocorrido em algum mês específico do ano, principalmente no início de 2009. Se isso tivesse se confirmado poderia haver um vínculo entre a redução nos matrimônios e o período de pico da crise econômica.
Porém, o pesquisador disse que não é possível afirmar que um número significativo de casais deixou de subir ao altar com medo de que a crise econômica atrapalharia a vida compartilhada.
"Os números não apontaram queda [nos casamentos] em um mês específico, por isso não é possível atrelar as duas coisas", disse Crespo.
Entre as cidades mais populosas da região, a maior queda nos casamentos ocorreu em Jaboticabal, onde o número de matrimônios reduziu de 606 em 2008 para 379 no ano passado, uma baixa de 37,5%.
Incluindo na lista todas as 89 cidades da região, a maior queda percentual foi registrada em Taquaral, cidade de cerca de 3.000 habitantes -onde o número de casamentos foi de apenas dez em 2009, ante 21 no ano anterior: baixa de 52,4%.
Já Araraquara foi, entre as dez cidades mais populosas, a que apresentou o maior crescimento percentual no número de casamentos ocorridos no ano passado.

DIVÓRCIOS
Os números do IBGE mostraram ainda que os divórcios e separações recuaram na região 11,5% e 4%, respectivamente. As reduções também seguem uma tendência registrada em todo o país em 2009.
Entre as cidades mais populosas, São Carlos teve a maior queda percentual no número de divórcios: -21,2%. Em Sertãozinho, por outro lado, o número de divórcios aumentou 32,8% no ano passado, segundo a pesquisa.


Texto Anterior: Caminhão carregado perde freio, atropela 5 carros e mata bebê
Próximo Texto: Óbitos: Registro de mortes cresce 3,8%
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.