Ribeirão Preto, Quinta-feira, 14 de Maio de 2009

Texto Anterior | Índice

foco

Hospital de Barretos vai integrar rede de pesquisas sobre o câncer de mama

BRUNA SANIELE
DA FOLHA RIBEIRÃO

O Hospital de Câncer de Barretos será um dos quatro hospitais brasileiros a integrar a rede da América Latina que fará pesquisas sobre câncer de mama.
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), as pesquisas serão financiadas pelo governo americano, por meio do National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde) e pelo Ministério da Saúde. O Inca vai coordenar o projeto. O objeto do estudo será um tumor chamado triplo negativo (não tem três características comuns ao câncer).
Além do Hospital de Câncer, participam do projeto o Hospital do Câncer AC Camargo e o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), ambos da capital. Hospitais da Argentina, México, Uruguai e Chile integram a rede.
Segundo o coordenador do Grupo de Câncer de Mama do Inca, José Bines, o projeto permite a individualização do tratamento, a cooperação dos países e o detalhamento das características do tumor.
"O câncer de mama tem vários subgrupos e só é possível saber qual o tratamento que funciona melhor conhecendo um pouco mais dos grupos", diz Bines.
De acordo com o diretor científico do hospital de Barretos, André Lopes Carvalho, a pesquisa pretende levantar por que há um número alto de casos avançados desse câncer no Brasil.
Cerca de 20 pesquisadores trabalharão no projeto, que deverá ter resultados em cerca de três anos. "Queremos identificar o que o paciente que responde melhor ao tratamento tem para selecionar o procedimento ideal pelo qual eles devem passar", conta Carvalho.


Texto Anterior: Saúde: Dois exames descartam gripe suína em Ribeirão Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.