Ribeirão Preto, Segunda-feira, 14 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proporção de água potável cai no município

DE RIBEIRÃO PRETO

A proporção de água subterrânea potável na região de Ribeirão, que era de 100% em 2006, caiu para 90,9% no ano passado. Na prática significa que, de 100 litros de água do subsolo, nove estão impróprios para o consumo.
A situação se deve à presença de metais como alumínio e manganês, que não eram encontrados antes, segundo o Painel de Qualidade Ambiental, apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em São Paulo.
Na região, o aquífero Guarani é a principal fonte de água subterrânea. De acordo com o levantamento do governo estadual, a proporção de água potável ainda é considerada "boa", mas começou a cair já em 2007, quando manganês e bactérias heterotróficas derrubaram o percentual para 91,7%.
Segundo a Cetesb, a situação, no entanto, ainda não oferece riscos à população porque os metais são encontrados naturalmente no solo e as medições identificaram baixa concentração na água.


Texto Anterior: Por dia, ribeirão-pretano "retira" 640 litros de água do aquífero
Próximo Texto: Feira do Livro reserva área para crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.