Ribeirão Preto, Quarta-feira, 14 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frota ganha 320 novos veículos por dia na região

As 89 cidades totalizaram 1,635 milhão de unidades circulando nas ruas

Para especialista, situação é ruim porque a estrutura das cidades não consegue avançar nesse mesmo ritmo

DE RIBEIRÃO PRETO

A frota de veículos na região de Ribeirão Preto cresceu ao ritmo de 320 unidades por dia no período de 12 meses de abril de 2009 a abril deste ano, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Isso significa 1,635 milhão de veículos nas ruas das 89 cidades da região de Ribeirão Preto, ante 1,518 milhão até abril do ano passado, um crescimento de 7,7%. No mesmo período, a frota nacional registrou o mesmo índice de crescimento.
O ritmo de aumento da frota está mais acelerado na comparação com os 12 meses de 2009, quando o número de automóveis, motos, caminhões e tratores em circulação apresentava crescimento de 302 unidades por dia.
De acordo com o docente Creso de Franco Peixoto, professor do Centro Universitário Moura Lacerda e especialista em transporte, o acréscimo é prejudicial.
"Estamos no caminho errado. O carro é vilão. É preciso investir em transporte coletivo, com vias exclusivas, para dar mais velocidade e melhorar a qualidade ao usuário. Ônibus urbano é a solução", disse Peixoto.
O especialista defende ainda a volta dos pedestres às ruas e o uso de bicicletas.
Para o professor da USP de São Carlos José Bernardes Felex, também especialista em trânsito, o aumento da frota foi impulsionado pela redução de tarifas e pelas facilidades de financiamento.
O problema, segundo ele, é que a infraestrutura das cidades não avança no mesmo ritmo. "A cada hora temos menos espaço porque ruas e avenidas se mantêm do mesmo tamanho", disse.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Economia: Comércio de Ribeirão Preto tem alta de 0,8% nas vendas em junho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.