Ribeirão Preto, Sábado, 14 de Outubro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Equipe de Franca tem oportunidade de se isolar outra vez na liderança do Campeonato Paulista
Marathon pega líder Unisanta em casa

ADEMAR MARTINS FERREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O Marathon/Franca joga hoje em casa, às 18h, contra a Unisanta, atual líder do Campeonato Paulista de Basquete Masculino.
O Franca joga pensando em voltar ao topo da tabela e no adversário da última rodada, o Tilibra/ Bauru, que figura ao seu lado como equipe de melhor desempenho no torneio.
O Unisanta tem um jogo a mais que Franca, que se vencer hoje continuará como uma das duas equipes de melhor desempenho do campeonato, com apenas duas derrotas.
Antes isolado na liderança do campeonato, o Franca foi ultrapassado, na rodada que terminou na quinta-feira, pelo adversário de hoje. O time também foi alcançado pelo Bauru, atual campeão paulista, que derrotou o Uniara por 96 a 64.
Com o melhor ataque do campeonato, o Franca não conseguiu repetir a média de pontos (96) contra o Palmeiras, quando marcou "apenas" 89 pontos.
Para o técnico Daniel Wattfy, o time não fez uma boa apresentação no domingo.
Ele acha que, apesar de o jogo de hoje trazer o encontro de equipes que tem apresentado rendimento parecido nos números dos fundamentos do basquete, o modo de jogar de Franca e Unisanta são bem distintos.
"Mesmo com o rendimento parecido, Franca e Unisanta têm estilos de jogo diferentes."

Importante
Wattfy considera o jogo de hoje muito importante para as pretensões da equipe. "Apesar de a Unisanta ter uma derrota a mais, eles estão na liderança em número de pontos e o critério de desempate do torneio é o confronto direto."
No entanto ele considera que a condição de melhor do turno será definida apenas na última rodada contra o Bauru.
Wattfy considera que o modo que está colocada a tabela não mostra claramente a situação das equipes no campeonato.
"O que a federação faz, ao informar a classificação por pontos ganhos, acaba por confundir quem não acompanha a fundo o campeonato."
O técnico também questiona o fato de a federação usar como critério de desempate na tabela a pontuação average (média de pontos marcados sobre a média de pontos sofridos).
"Se eles não vão usar esse critério como o principal na hora de definir a posição das equipes, seria mais interessante colocá-los como empatados."
A FPB (Federação Paulista de Basquetebol) informou que o uso do critério de pontos average vai ser usada durante o primeiro turno por não existir número suficiente de confrontos diretos.


Texto Anterior: Endereços e horários
Próximo Texto: COC começa série de partidas "tranquilas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.