Ribeirão Preto, Domingo, 15 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Contra escorpião, órgão prega a manutenção de terrenos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Manter os terrenos limpos e organizados é o melhor modo de evitar acidentes com escorpiões. A recomendação é dada pelo Controle de Vetores de Ribeirão Preto, que só nos dois primeiros meses deste ano registrou 37 acidentes envolvendo escorpiões, além de outros 69 casos sem vítimas.
De acordo com a chefe do Controle de Vetores de Ribeirão, Cristina Lima, o acúmulo de lixo, madeiras, telhas e outros materiais atrai baratas, o que acaba atraindo os escorpiões, que se alimentam delas. Pelo mesmo motivo, a chefe do órgão prega a limpeza constante das caixas de gordura.
A infestação de escorpiões não atinge só Ribeirão Preto. Em Araraquara, foram registrados sete acidentes envolvendo escorpiões desde o começo deste ano.
A gerente da Vigilância Epidemiológica da cidade, Fabiana Araújo, disse que, em locais onde a situação com escorpiões é endêmica (ocorre regularmente todos os anos), recomenda-se a vedação dos ralos dos imóveis, além da colocação de "rodinhos" embaixo das portas.
"Os escorpiões procuram lugares úmidos e frescos, por isso, fogem da rede de esgoto e sobem para as residências", disse Cristina.
O órgão municipal responsável por receber as notificações sobre aparecimento de escorpiões é a Vigilância Epidemiológica. Em caso de acidentes, a pessoa picada deve procurar imediatamente um posto médico. Cristina disse que parte das ocorrências podem ser resolvidas pelo telefone. "É fácil capturar ou matar, mas é preciso cuidado." Em casos de infestação, técnicos da Vigilância Epidemiológica são enviados aos imóveis, tanto em Ribeirão quanto em Araraquara. "Avaliamos cada caso, pedimos informações sobre limpeza, drenagem, organização e auxiliamos", disse Fabiana.
Mais informações sobre procedimentos relativos aos escorpiões podem ser obtidas pelos serviços municipais. Em Ribeirão, o número é 0800-7750123 e em Araraquara, 0800-7701447. O horário de atendimento nas duas cidades é das 8h às 17h, de segunda a sexta.
(JEAN DE SOUZA)


Texto Anterior: São José do Rio Preto completa 40 anos de tradicional festival
Próximo Texto: Rita Lee e The Wailers trazem rock e reggae
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.