Ribeirão Preto, Terça-feira, 15 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estreia do Brasil para indústria e comércio

Pausa atrapalha, mas não chega a causar prejuízos, dizem fábricas

Lojistas devem liberar funcionários e fechar as portas pouco antes do jogo; bancos também têm horário especial

Fotos Edson Silva/Folhapress
No Cineclube Cauim, em Ribeirão, torcedores assistem ao confronto entre Itália e Paraguai, na tarde de ontem

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

"Atrapalha, mas é uma paixão nacional. O país entra em ritmo de festa, não tem como não parar." A afirmação do presidente do Ceise-BR, centro das indústrias sucroalcooleiras e energéticas, Adézio Marques, resume o clima de boa parte do setor industrial, hoje, com a pausa "forçada" em razão da estreia do Brasil na Copa.
O jogo acontece às 15h30, contra a Coreia do Norte. Além do setor industrial, a estreia do Brasil vai interromper serviços bancários, o funcionamento do comércio e de órgãos públicos.
No caso das fábricas, segundo Marques, a pausa atrapalha a programação das empresas no que se refere à produção, "mas não a ponto de dar prejuízos."
Segundo ele, o setor se organizou de forma a compensar as horas perdidas durante os jogos do Brasil, seja nos próximos feriados ou aos finais de semana.
No comércio de Ribeirão, o funcionamento durante os jogos é facultativo, mas a ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) afirma que a maioria dos empresários deve fechar as portas e liberar os funcionários pouco antes do início da partida de hoje.
Mesmo com as pausas causadas pelos jogos do Brasil, porém, o setor deve fechar o mês de junho com as vendas em alta, na avaliação do diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP, Antonio Vicente Golfeto.
O motivo é que, além da Copa, o mês tem como atrativos o Dia dos Namorados e as festas juninas. "Como há essa série de fatores, temos até dificuldade em medir o motivo do aumento [nas vendas]", disse Golfeto.
Em Franca, a pausa para os jogos do Brasil foi formalizada em acordo entre os sindicatos patronal e dos empregados do comércio. Hoje, as lojas abrem normalmente às 9h e param às 14h30.
Quem precisa resolver pendências bancárias hoje também deve ficar atento aos horários. As agências funcionarão das 8h às 14h, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

SEGURANÇA
Nos horários dos jogos do Brasil, a Polícia Militar informou que manterá normalmente a sua rotina de policiamento nas ruas de Ribeirão, sem ações diferenciadas.
Também não haverá operações específicas para a Copa em relação ao cumprimento da Lei Seca, que pune motoristas flagrados dirigindo embriagados. A fiscalização, nesse caso, seguirá "normalmente", diz a PM.


Texto Anterior: Aumento da área rural na região é avanço, diz promotor
Próximo Texto: Com jogo na tela de cinema, Cauim espera casa cheia hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.