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ELEIÇÕES 2000
O tempo de cada legenda em Ribeirão varia entre 7s e 30s por dia; campanha em rádio e TV começa hoje
Candidato a vereador aparece 90s em 45 dias
EVANDRO SPINELLI
ANGELO SASTRE
DA FOLHA RIBEIRÃO
Os candidatos a vereador em Ribeirão
Preto terão de 90 segundos a 6 minutos no total para apresentar suas
propostas nos 45 dias de duração do
horário eleitoral gratuito, que começa hoje no rádio e na TV.
O PPS terá o menor tempo total
no decorrer do horário eleitoral.
Os 90 segundos são insuficientes
para divulgar as idéias dos políticos, segundo especialistas em
marketing.
Os candidatos a vereador do
PFL terão maior tempo individualmente. Se o tempo for dividido igualitariamente entre todos,
cada um vai aparecer pelo menos
um minuto por semana, em dois
blocos de 30 segundos cada.
O menor tempo diário será dos
candidatos da coligação PDT-PL-PHS, que irá dispor de apenas 7
segundos por programa.
No entanto cada candidato deve
aparecer pelo menos 22 vezes durante todo o período, o que totalizará dois minutos e 56 segundos
durante os 45 dias.
"Vamos apresentar também
uma imagem com todos os candidatos para fixar a imagem de
quem não aparecer no dia", diz
Rafael Silva, presidente do PDT.
Já o PPS dividiu seu tempo de
programa em quatro blocos de 15
segundos e reservou 13 segundos
para ser usado em vinhetas.
Mesmo assim, cada candidato
da coligação PPS-PAN-PRP terá
apenas 90 segundos, que serão divididos em seis aparições em três
dos 45 dias de campanha.
No PSTU, a situação é semelhante, já que a legenda dispõe de
apenas 1 minuto e 6 segundos para dividir entre os sete candidatos.
"O tempo será dividido igualmente entre todos os candidatos",
afirma Fátima Fernandes, presidente do PSTU.
Na coligação PTB-PV-PSD, os
candidatos também terão um
tempo reduzido para apresentar
suas propostas.
A previsão da direção do PTB é
que cada um dos 27 candidatos
disponha de, no máximo, 15 segundos diários.
Na coligação PT-PSB-PC do B-PCB, a média por candidato é de
20 segundos a cada quatro dias.
Dessa forma, o tempo total de cada candidato será de 3 minutos e
40 segundos em todo o período
eleitoral.
O PPB e PSDB também disseram que o tempo será igual para
todos os candidatos, mas não informaram quanto cada um terá.
A direção do PMDB não foi encontrada pela Folha para comentar o tempo dos candidatos no rádio e na televisão.
A publicitária Cimara Mendes,
24, da Suave Propaganda -uma
das maiores agências da região-
diz que para obter um bom resultado em uma campanha publicitária de 45 dias na televisão, o produto tem que aparecer por pelo
menos 25 dias.
"Em uma campanha publicitária a frequência das veiculações é
grande no começo. Mas aparecer
uma vez por 15 segundos, a cada
dez dias, por exemplo, não vale a
pena. É jogar dinheiro fora."
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