Ribeirão Preto, Terça-feira, 15 de Agosto de 2000


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ELEIÇÕES 2000
O tempo de cada legenda em Ribeirão varia entre 7s e 30s por dia; campanha em rádio e TV começa hoje
Candidato a vereador aparece 90s em 45 dias

EVANDRO SPINELLI
ANGELO SASTRE
DA FOLHA RIBEIRÃO

Os candidatos a vereador em Ribeirão Preto terão de 90 segundos a 6 minutos no total para apresentar suas propostas nos 45 dias de duração do horário eleitoral gratuito, que começa hoje no rádio e na TV.
O PPS terá o menor tempo total no decorrer do horário eleitoral. Os 90 segundos são insuficientes para divulgar as idéias dos políticos, segundo especialistas em marketing.
Os candidatos a vereador do PFL terão maior tempo individualmente. Se o tempo for dividido igualitariamente entre todos, cada um vai aparecer pelo menos um minuto por semana, em dois blocos de 30 segundos cada.
O menor tempo diário será dos candidatos da coligação PDT-PL-PHS, que irá dispor de apenas 7 segundos por programa.
No entanto cada candidato deve aparecer pelo menos 22 vezes durante todo o período, o que totalizará dois minutos e 56 segundos durante os 45 dias.
"Vamos apresentar também uma imagem com todos os candidatos para fixar a imagem de quem não aparecer no dia", diz Rafael Silva, presidente do PDT.
Já o PPS dividiu seu tempo de programa em quatro blocos de 15 segundos e reservou 13 segundos para ser usado em vinhetas.
Mesmo assim, cada candidato da coligação PPS-PAN-PRP terá apenas 90 segundos, que serão divididos em seis aparições em três dos 45 dias de campanha.
No PSTU, a situação é semelhante, já que a legenda dispõe de apenas 1 minuto e 6 segundos para dividir entre os sete candidatos. "O tempo será dividido igualmente entre todos os candidatos", afirma Fátima Fernandes, presidente do PSTU.
Na coligação PTB-PV-PSD, os candidatos também terão um tempo reduzido para apresentar suas propostas.
A previsão da direção do PTB é que cada um dos 27 candidatos disponha de, no máximo, 15 segundos diários.
Na coligação PT-PSB-PC do B-PCB, a média por candidato é de 20 segundos a cada quatro dias. Dessa forma, o tempo total de cada candidato será de 3 minutos e 40 segundos em todo o período eleitoral.
O PPB e PSDB também disseram que o tempo será igual para todos os candidatos, mas não informaram quanto cada um terá.
A direção do PMDB não foi encontrada pela Folha para comentar o tempo dos candidatos no rádio e na televisão.
A publicitária Cimara Mendes, 24, da Suave Propaganda -uma das maiores agências da região- diz que para obter um bom resultado em uma campanha publicitária de 45 dias na televisão, o produto tem que aparecer por pelo menos 25 dias.
"Em uma campanha publicitária a frequência das veiculações é grande no começo. Mas aparecer uma vez por 15 segundos, a cada dez dias, por exemplo, não vale a pena. É jogar dinheiro fora."


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