Ribeirão Preto, Sábado, 15 de Outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conselheira acusa médico de negligência

Secretaria da Saúde vai investigar conduta de profissional da UBDS do Castelo Branco

ANA SOUSA

DE RIBEIRÃO PRETO

A empresária e representante do Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Nicélia Marques, 48, acusa um médico da UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Castelo Branco de ser negligente ao atender seu neto.
A empresária afirma que Leonardo Marques Barbieri, de 1 ano e 9 meses, chegou passando mal ao posto de saúde na tarde de ontem. A febre e o vômito começaram na última quinta-feira.
O menino foi examinado pelo pediatra Valdir Borges, que, segundo a avó da criança, receitou hidratação oral.
A conselheira diz que o garoto vomitou o soro e que, a seu pedido, uma enfermeira perguntou ao médico a possibilidade de fazer a hidratação intravenosa.
"O médico mandou esperar 20 minutos. Minha filha foi falar com ele e escutou: 'Na hora que a criança desidratar, manda para o hospital'. Onde já se viu um médico falar isso?", afirma.
Nicélia e a filha discutiram com o médico e, de acordo com ela, um representante da Guarda Municipal teve de intervir para separar a briga.
"Quando disse que ia falar com o Stenio [Miranda, secretário da Saúde], ele veio gritando. Não nos agrediu fisicamente, mas verbalmente."
Ao ser informada sobre a discussão, a secretária-adjunta da Saúde, Darlene Mestriner, telefonou para a chefe de enfermagem do posto e solicitou que a criança fosse atendida por outro médico. "Primeiro temos de resolver a situação da criança", disse.
Segundo ela, o médico é considerado um profissional atencioso pelos colegas do posto, mas sua conduta deve ser investigada.
Nicélia diz ainda ter chamado a PM para registrar um boletim de ocorrência contra o médico e afirma ter ligado para a prefeita Dárcy Vera (PSD) para relatar o problema.
A assessoria de imprensa da prefeitura não foi localizada para comentar se o contato com a prefeita foi feito. A reportagem não conseguiu encontrar o pediatra para ouvir sua versão.


Texto Anterior: Outro lado: Nunca disse que fui o responsável, afirma Ubiali
Próximo Texto: Saúde: Alckmin inaugura em Barretos o 2º ambulatório de especialidades
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.