Ribeirão Preto, Quarta-feira, 15 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliança desagrada petistas

DA FOLHA RIBEIRÃO

Militantes históricos, fundadores do PT de Ribeirão e ex-integrantes, ligados a alas mais radicais do partido, criticam a posição de lideranças petistas se aliarem aos usineiros.
Para o fundador número 1 do PT em Ribeirão, Edmundo Raspanti, o partido deveria estar reivindicando melhores salários e condições de trabalho para os cortadores de cana-de-açúcar. "Não pode ficar apenas negociando com empresário. Tem de ver o lado do bóia-fria também."
Raspanti defendeu, no entanto, que o PT deve levantar a bandeira do álcool como uma fonte viável de energia para o país.
O publicitário Genival Silva, ex-membro da executiva estadual da sigla, é mais radical. "Isso (a união com empresários do setor sucroalcooleiro) é um absurdo. Está faltando coerência. O PT é o Partido dos Trabalhadores. Não se trata de sectarismo, mas o partido deveria ser fiel às suas próprias raízes", disse ele.
Para o publicitário, opositor ferrenho de Antônio Palocci Filho, a discussão sobre a retomada do Proálcool não é um assunto municipal, mas, sim, nacional. "Os prefeitos não têm nada a ver com isso", afirmou ele.
Já para o promotor de Justiça Marcelo Goulart, que concorreu pelo PT à Prefeitura de Sertãozinho, em 1992, a postura do partido é uma contradição.
"O partido está apoiando um sistema de produção que se baseia intrinsecamente na exclusão social", declarou.
De acordo com ele, o PT busca essas "alianças" porque tornou-se um partido da "ordem", que luta para conquistar e permanecer no poder. "O PT não busca mais desenvolver programas de reforma social. Estão modificando tudo para deixar como está", disse.
O promotor disse que pôde perceber a força dos usineiros no Legislativo quando tentou combater as queimadas na região.
"As Câmaras aprovaram leis autorizando essas queimadas", afirmou.


Texto Anterior: Futura administração: PT lidera frente em defesa das usinas
Próximo Texto: Palocci quer carros a álcool
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.