Ribeirão Preto, Terça-feira, 16 de Junho de 2009

Texto Anterior | Índice

Thalita Rebouças aposta no público teen

Escritora há dez anos, ela participa do Café Filosófico sábado, na 9ª Feira do Livro de Ribeirão Preto

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Ela é abraçada por jovens, dá autógrafos e ganha presentes. Longe de ser uma celebridade, Thalita Rebouças, 34, é escritora. Há dez anos, descobriu um mercado carente de obras: o público adolescente -ou pré. Entre seus sucessos, está o livro "Fala Sério, Mãe", que figurou na lista dos mais vendidos. Ela participa do Café Filosófico sábado, às 14h, no Theatro Pedro 2º, dentro da Feira do Livro de Ribeirão. A seguir, trechos da entrevista à Folha.

FOLHA - Por que escolheu o público jovem para direcionar suas obras?
THALITA REBOUÇAS
- Quando lancei "Traição Entre Amigas", dez anos atrás, descobri que o adolescente era um público carente. O livro era para um público jovem de 18 ou vinte e poucos anos e quem amou foram os adolescentes e pré-adolescentes. Descobri sem querer esse nicho de mercado, que estava totalmente inexplorado.

FOLHA - Quando está em feiras de livros, qual a reação do público?
THALITA
- É incrível, quase uma coisa "Beatles". Eles têm uma reação comigo que nunca pensei que teriam com um escritor.

FOLHA - Isso ajuda a dar um salto para outro tipo de livro, com autores como Machado de Assis, etc.?
THALITA
- É a proposta, fazer com que a partir dos meus livros passem para Machado, Dostoiévski e se encantem. A adolescência é uma época em que implicam com o livro. Por isso, criei a campanha "Ler é bacana".

FOLHA - Como é?
THALITA
- Criei um broche na Bienal do Rio, em 2003. Sempre usei camisetas "Ler é bacana", "Ler é tudo de bom", quando ia a feiras. Fazia sucesso e decidi fazer broches. Mandei fazer mais 11 mil, não sei se estarão prontos para Ribeirão.

FOLHA - Por que há dificuldade de formar público leitor?
THALITA - Não posso falar de dificuldade. Acho que pelo contrário, é um público que continua ávido por livro. Veja só Harry Potter.


Texto Anterior: Trânsito: Quatro morrem em acidentes na volta do feriado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.