Ribeirão Preto, Segunda-feira, 16 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Painel Regional

ELIANE SILVA - painelregional@uol.com.br

Espera na regulação

A regulação médica de Ribeirão Preto passou por apuros no fim de semana. Sem vagas para cirurgia nos três hospitais conveniados (HC, Santa Casa e Beneficência), o secretário da Saúde, Stenio Miranda, foi chamado na madrugada de ontem para auxiliar o encaminhamento de alguns pacientes. Pelo menos dez pessoas conseguiram atendimento pelo vaga zero, recurso que existe para mandar pacientes a hospitais mesmo quando não há leitos disponíveis. Ainda ontem, seis pessoas aguardavam vagas para cirurgia. A primeira da fila estava na espera desde as 23h do sábado e ontem, até as 18h, ainda não havia vaga.



Demanda. Segundo o secretário, o acúmulo no fim de semana foi atípico. Foram muitos casos graves para uma oferta pequena. A estimativa é que a municipalização do Hospital Santa Lydia, prevista para este ano, melhore a situação.

Delegacia. A sobrecarga na regulação levou o secretário a fazer um boletim de ocorrência de preservação de direitos para assegurar a segurança dos médicos reguladores. De acordo com Miranda, a situação é desgastante e os profissionais acabam sendo ameaçados.

Reclamação. A queixa dos reguladores não é novidade. Em junho, eles caminharam uma carta à prefeita Dárcy Vera (DEM) relatando os problemas, como a dificuldade em conseguir vagas em hospitais e a pressão dos postos de saúde que precisam mandar os pacientes. Nesta semana, essa mesma carta vai para o Ministério Público.

Campanha. O candidato a governador Aloizio Mercadante (PT) e o cantor Netinho (PC do B), que concorre ao Senado, estiveram anteontem em São Carlos. Após carreata e caminhada no centro, concluíram a visita em almoço na churrascaria Tabajara. O segundo andar foi reservado aos convidados dos candidatos, mas cada um pagou o seu.

Peão. O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), e o candidato a deputado federal Newton Lima (PT) também participaram. Ainda no sábado, Lima inaugurou comitê em Barretos, de olho na Festa do Peão que começa na próxima quinta.

Violência. Em Sertãozinho, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania lança hoje uma campanha contra a violência doméstica. Com o tema "Vista a camisa contra a violência", o órgão pretende conscientizar a respeito da violência dentro de casa.

Com LIGIA SOTRATTI



Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.