Ribeirão Preto, Sábado, 17 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempo

Primavera é quase tão quente quanto o verão em Ribeirão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Apesar do calor registrado neste mês, o verão deste ano é só ligeiramente mais quente do que a última primavera, segundo levantamento feito pela Folha. Nos primeiros 26 dias de primavera -de 22 de setembro até 16 de outubro do ano passado-, a temperatura média foi de 24C, enquanto no mesmo período do atual verão, a média foi de 24,6C.
A temperatura mais alta em Ribeirão Preto desde que começou o verão, segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), foi registrada há uma semana, às 16h, quando os termômetros marcaram 34,1C. Na primavera, dentro dos 26 dias analisados, a temperatura mais quente foi de 36,4C.
No entanto, durante toda a primavera, os termômetros chegaram a marcar 39,1C no final de outubro, fora do período analisado.
Segundo o meteorologista do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) Olívio Bahia do Sacramento Neto, a primavera do ano passado foi atípica. "Esses 39,1C deveriam ter acontecido agora no verão e não naquela época do ano. O que aconteceu foi uma anomalia natural, chamada alta pressão, que, com o período de transição de primavera para verão, fez com que as temperaturas aumentassem. Se essa temperatura acontecesse no verão seria normal, mas na primavera, não é."
Segundo ele, esse fenômeno chamado alta pressão pode acontecer em qualquer época do ano. No fim de semana, o tempo deve permanecer nublado e com pancadas de chuvas fortes à tarde.


Texto Anterior: Guerra fiscal: Barbieri vai oferecer isenção de IPTU para manter AmBev
Próximo Texto: Foco: Preço do litro do álcool cai e é vendido em posto de Ribeirão por até R$ 1,12
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.