Ribeirão Preto, Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fim do veto a voos na chuva é indefinido

Apesar de remoção da borracha da pista do Leite Lopes terminar na quarta, liberação ainda dependerá da Anac

Proibição provocou o cancelamento de nove voos na última sexta; no fim de semana, não houve nenhum atraso

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar da remoção da borracha da pista do aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, terminar até a madrugada de quarta-feira, ainda não há um prazo para o fim do veto a voos em dias chuvosos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Na última quinta-feira, o órgão restringiu voos e decolagens quando a pista estiver molhada devido ao acúmulo de borracha do pneus dos aviões na pista. O veto causou cancelamentos em nove voos na última sexta-feira.
O trabalho de limpeza da pista começou na madrugada do último sábado pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de SP), que administra o Leite Lopes.
Paralelamente ao trabalho de limpeza, será feita a medição do atrito.
Um relatório final da manutenção da pista será encaminhado até o fim da semana para a Anac.
A assessoria da agência disse que não há um prazo estipulado para analisar o documento e liberar a pista do aeroporto de Ribeirão.
Anteontem, o superintendente do Daesp, Sérgio Camargo, disse que não é qualquer chuva que vai parar as atividades no local.
"Se for uma garoa, por exemplo, não tem problema. Agora, se a chuva ficar forte, pode ter indicação para parar as operações. Vai depender de verificar a lâmina de água na pista", afirmou.
Neste fim de semana, segundo o Daesp, não houve registro de cancelamentos ou atrasos de voos. Desde que a pista foi refeita, em 2006, a remoção do excesso de borracha nunca foi realizada.
Segundo Camargo, a limpeza é periódica e varia conforme a movimentação no aeroporto -quanto maior o número de operações, menor o intervalo para o trabalho ser realizado.
"Fazemos inspeções com frequência, e também os próprios pilotos nos relatam se tiveram algum problema."

MELHORIAS
De acordo com o Daesp, será instalado até o Carnaval o painel eletrônico para mostrar pousos e decolagens do aeroporto. Está em análise o aumento do número de taxistas para os usuários.
O Daesp está discutindo o assunto com a Transerp, órgão que gerencia o trânsito na cidade. Hoje, há 18 veículos em operação, número congelado há dez anos.


Texto Anterior: São Carlos: Homem é atropelado por kombi
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.