Ribeirão Preto, Quinta-feira, 17 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Furtos "ameaçam" lucros na Feira do Livro

Expositor contrata vigia para evitar prejuízo; organização diz que casos são pontuais

DE RIBEIRÃO PRETO

Somente no fim do evento os expositores fazem o balanço final de lucros e prejuízos da Feira do Livro de Ribeirão Preto, mas, antes mesmo do fechamento, livreiros já percebem a falta de alguns títulos que são furtados.
Os corredores pequenos e a aglomeração de jovens são apontados pelos livreiros como fatores favoráveis para a ocorrência de furtos que, neste ano, levaram até um expositor a contratar segurança para vigiar o acervo.
O furto de cerca de 60 livros em 2009 fez o livreiro Almir Caparros Faga, da Centauro, contratar um vigilante particular neste ano.
"O pessoal aglomera, forma grupos e, quando chega um comprador, a gente vai atender, se distrai e, quando vê, o livro já foi", afirmou.
No ano passado, segundo Faga, até mesmo um dicionário Aurélio, que custava cerca R$ 200, foi levado.
"Este ano está mais tranquilo porque enquanto atendemos, temos uma pessoa atenta. Outro fator que ajudou foi que o pessoal não tem mais acesso ao interior da feira depois das 21h", afirmou.
Para o vendedor Luiz Joaquim dos Santos, da distribuidora Jotapê, no fim do evento sempre há alguma perda, mas ele não soube estimar a quantidade.
"Todo lugar onde tem muita gente isso pode acontecer. Não é só aqui", disse.
Segundo a presidente da Fundação Feira do Livro, Isabel de Farias, os casos são pontuais. No entanto, houve incremento na segurança, que saltou de 30 para 40 vigilantes particulares.
"É muita gente circulando no evento e isso [furtos] acaba acontecendo", disse.

PROGRAMAÇÃO
Entre as atrações da feira, o cantor Martinho da Vila participa hoje do Salão de Ideias, às 10h30, no Theatro Pedro 2º. À noite o show é da cantora Maria Gadu, às 21h, na esplanada do Pedro 2º.


Texto Anterior: Servidor está parado há 43 dias, diz Sintusp
Próximo Texto: Internet goleou o livro, afirma Guilherme Fiuza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.