Ribeirão Preto, Terça, 17 de agosto de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carta

Pobreza
"Em relação às reportagens 'Região abriga bolsão de pobreza' e 'Região tem renda de Primeiro Mundo, mas educação não supera o Lesoto', publicadas na Folha Ribeirão (08/08/99), que apontou índice de 12,5% de analfabetismo do município de Brodósqui, referente à população de 15 anos ou mais, esclarecemos:
Em 96, esse índice era de 4,54% e, atualmente, com a municipalização do ensino a partir de 97, deve chegar a 2% (população com mais de 40 anos).
Não aceitamos a comparação do município com países de Terceiro Mundo, pois investimos na educação infantil, no ensino fundamental e de jovens e adultos. Fazemos uma campanha contra a evasão escolar e não temos criança fora da escola."
José Grandi, prefeito de Brodósqui, Flávia da Silva Furlan, diretora do Departamento da Educação

Nota da Redação - A porcentagem de analfabetismo de 12,5% se refere ao IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano nos Municípios), divulgado em 98 pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Fundação João Pinheiro (MG) e IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice foi feito a partir do Censo de 91. A comparação com o IDH de países seguiu orientação do Pnud.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.