Ribeirão Preto, Terça-feira, 17 de Novembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Mãe sangra no hospital e bebê morre na barriga

Darciana de Souza passou a noite de domingo com hemorragia, mas teve alta

Criança só foi retirada 15 h após constatada sua morte; a família considera que caso foi "negligência" e pretende processar a maternidade


JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Darciana dos Santos, 19, que estava grávida de nove meses, recebeu alta ontem da Mater de Ribeirão Preto depois de perder o bebê devido a um sangramento que se prolongou pela madrugada de domingo. A criança só foi retirada da barriga 15 horas depois de constatado o óbito. A família pretende processar o hospital do SUS por negligência médica.
Segundo a família, Darciana sofreu um sangramento e foi levada na noite de sábado para a maternidade. Mesmo sem que a hemorragia parasse, a paciente teve alta por volta das 3h. Ela voltou ao hospital após três horas. A equipe constatou que o coração do bebê não batia. Apesar de morta, a criança só foi retirada às 22h de anteontem.
"Foi negligência, com certeza. Nem sei se era médico mesmo quem a atendeu, se era um enfermeiro. Vamos procurar a Justiça, não que isso trará a criança de volta, mas para não acontecer com os outros", disse a mãe da jovem, a doméstica Maria Marta de Souza, 62.
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde disse que, na primeira avaliação, o bebê apresentava os padrões normais, e que às 3h a paciente foi liberada porque ainda não se encontrava em trabalho de parto.
A nota diz ainda que foi aberta uma sindicância interna na comissão de ética da maternidade para apurar o caso.


Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.