Ribeirão Preto, Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 4 anos, Franca reativa 2 radares móveis nas ruas

Equipamentos vão fiscalizar pontos mais perigosos a partir da semana que vem

Prefeito reeleito já havia dito que queria instalar radares, desativados por seu desafeto petista em 2004, na última gestão


DA FOLHA RIBEIRÃO

Dois radares móveis começarão a operar nas principais ruas e avenidas de Franca após mais de quatro anos sem a fiscalização eletrônica. Os novos aparelhos devem começar a multar já na semana que vem.
Segundo Sérgio Buranelli, secretário da Segurança e Cidadania e responsável pelo trânsito da cidade, a prefeitura está atendendo a um apelo da Polícia Militar, que sugeriu a implantação dos radares, retirados das ruas no final de 2004.
"O pelotão de trânsito da PM pediu os equipamentos. Nós compramos e preparamos as vias com a sinalização adequada. Fizemos nossa parte. A polícia será a responsável pelo manuseio e aplicação das multas", afirmou o secretário.
Segundo Buranelli, os dois radares vão se revezar em 18 pontos considerados perigosos pela engenharia de trânsito. O sistema utilizado será similar ao usado em Ribeirão Preto. Haverá divulgação diária dos locais onde os aparelhos serão usados.
Em 2004, o então prefeito Gilmar Dominici (PT) retirou os mais de 20 aparelhos das ruas. No final de 2008, a prefeitura anunciou que pretendia comprar, até o fim deste ano, seis aparelhos novos. No entanto, Buranelli afirmou que não há previsão para a compra dos outros quatro radares.
Os "espiões" devem provocar um aumento significativo no total de multas de trânsito aplicadas no município. O total de infrações de 2008 ainda não foi divulgado pela prefeitura. No entanto, apenas entre janeiro e setembro do ano passado o número de multas aplicadas já havia atingido o dobro do total registrado em todo o ano de 2007. Numa comparação com 2006, o crescimento chega a 298%.
A implantação dos aparelhos foi citada pelo prefeito reeleito, Sidnei Franco da Rocha (PSDB), em entrevista à Folha um dia após sua vitória na eleição. Na época, ele disse que iria discutir o uso dos aparelhos, pois havia lugares onde os motoristas abusavam. (LUCAS REIS)


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Multas têm aumento de 12% em São Carlos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.