Ribeirão Preto, Quarta-feira, 18 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CATANDUVA

Presidente da CPI quer propor delação premiada a acusados

DA FOLHA RIBEIRÃO

O senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia, pretende propor à Justiça a delação premiada aos demais acusados de formar uma rede de pedofilia em Catanduva. De hoje até sexta-feira, a comissão de quatro senadores começa a ouvir, em audiência pública na Câmara, testemunhas, suspeitos e vítimas do caso.
Malta já havia feito a proposta ao borracheiro José Barra Nova de Melo, 46, primeiro preso acusado de abusar de pelo menos 18 crianças. Na ocasião, foi dado prazo de 15 dias, que vence hoje, quando Melo presta depoimento à comissão. "Se forem espertos, sabem que a pena para eles é pesada. Podemos encurtar o caminho com a delação", disse Malta.
Para o vice da comissão, senador Romeu Tuma (PTB-SP), que deve chegar hoje a Catanduva, a ideia não é a melhor forma de proceder. "Não acho boa ideia nem necessário. Se há o reconhecimento das crianças, temos que buscar a materialização das provas. Não se deve dar colher de chá a bandidos dessa envergadura. É um crime terrível", afirmou Tuma.
Para o vice-presidente, a concessão de delação premiada ao borracheiro já foi um erro. "Só se deve dar um benefício desse em caso que sabemos que a pessoa pode entregar uma rede toda, o que não pareceu ser o caso."
Hoje, a convite, a CPI ouve Maria Cecília Castro Sanches, delegada que abriu o primeiro inquérito do caso, e Edmilson Marques, diretor da escola onde teriam ocorrido os aliciamentos.
Como convocados, depõem Melo, seu sobrinho Willian Mello de Souza, 19, e José Emanuel Volpon Diogo, 44, empresário que segue foragido. Os demais acusados, entre eles o médico Wagner Rodrigo Brida Gonçalves, 31, também foragido, falam amanhã. Caso não apareçam, os senadores devem fazer uma convocação coercitiva, com buscas feitas pela PF.



Texto Anterior: A tiros: PM à paisana mata acusado durante roubo
Próximo Texto: Futebol: Ferroviária empata e segue sob risco na A-2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.