Ribeirão Preto, Quarta-feira, 18 de Maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Carlos entra na disputa pela multinacional chinesa Foxconn

Prefeito e deputado apresentaram pedido a Aloizio Mercadante

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

São Carlos entrou na disputa para ser sede da primeira fábrica de displays (telas digitais) da empresa Foxconn fora da China.
O prefeito Oswaldo Barba (PT) e o deputado federal Newton Lima (PT) apresentaram a proposta anteontem ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
A Foxconn fabrica componentes para os equipamentos da empresa americana Apple, entre eles o iPad e o iPhone, e deve investir US$ 12 bilhões na fábrica brasileira, afirmou Lima.
Até julho, a empresa vai começar a montar iPads em Jundiaí (58 km de São Paulo).
Além de São Carlos, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), já anunciou que está na disputa para atrair a empresa para a cidade. Concorrem cidades de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Amazonas, mas a empresa prefere cidades paulistas.
Segundo o deputado, a empresa precisa de uma área de um milhão de m2 para executar o projeto "cidade inteligente", onde seria instalada a fábrica. O número de empregados pode alcançar 100 mil, sendo 20% só de engenheiros, disse Lima.
"São Carlos e todas as cidades da região têm condições de abrigar uma fábrica dessas, inclusive com mão de obra especializada. Por isso recorremos ao governo federal, que vai apresentar todas as cidades interessadas à Foxconn", disse o deputado.
No documento entregue ao ministério, a prefeitura cita as duas universidades -UFSCar e USP- e a infraestrutura para abrigar empresas de tecnologia, como infovias de alta capacidade de transmissão de dados.
Além disso, segundo o deputado, a empresa está cobrando contrapartidas, tanto federal quanto estadual, para se instalar no país.
O deputado disse ainda que uma delegação formada por representantes da empresa deve fazer uma visita a São Carlos para conhecer a estrutura da cidade. Ainda não há data definida, mas a visita deve ocorrer até julho.


Texto Anterior: Galeno deve disputar Prefeitura de Ribeirão
Próximo Texto: Polícia apura placa de carro de suposto autor de chacina de bichos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.