Ribeirão Preto, Domingo, 18 de Setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Jaboticabal recebe alguns dos expoentes do grafite nacional

Divulgação
"Ambulante", do grafiteiro Nunca, que vai ficar exposto na mostra "Afro Brasil Graffiti"

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

A mostra itinerante "Afro Brasil Graffiti" vai reunir obras de alguns artistas expoentes do grafite nacional na Pinacoteca de Jaboticabal.
Parte do acervo do Museu Afro Brasil, de São Paulo, as pinturas retratam o cotidiano de uma grande cidade.
A mostra ficará em Jaboticabal da próxima quarta-feira até o dia 21 de outubro.
"É uma produção de aspecto mais marginal, que hoje foi incorporada pelo circuito de arte contemporânea", afirma Renata Motta, diretora do Sistema Estadual de Museus, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.
Além de ampliar o acesso da população do nordeste do Estado, Motta diz que a exposição tem o objetivo de aproximar as pessoas do universo museológico.
Nas imagens do artista Nunca, personagens tipicamente brasileiros, como os índios, se misturam a símbolos da modernidade.
Já o artista plástico e grafiteiro Alex Hornest, conhecido como Onesto, retrata personagens ocupados.
"Sou de um tempo em que o grafite não tinha reconhecimento. Para mim, grafite de verdade é só na rua", diz o artista, que já expôs no MIS (Museu da Imagem e do Som), na Carmichael Gallery, em Los Angeles, e na Minna Gallery, em São Francisco.
O repertório de imagens da mostra é completado por obras de grafiteiros como o goiano Kboco, o pioneiro paulista Speto e o designer Daniel Melim.
Influenciado pela cultura do hip-hop e do rap norte-americano, o grafite teve seus primeiro registros no Brasil no final da década de 1970, mas só ganhou força nas ruas nos anos 80.
Na última década, segundo especialistas, a arte foi perdendo seu caráter marginal original e ganhou espaço nas galerias de arte nacionais e internacionais.


Texto Anterior: Saiba mais: Seminário começa hoje em Ribeirão
Próximo Texto: Sob críticas, Dilma dá a Barretos título de capital do rodeio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.