Ribeirão Preto, Domingo, 18 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES MARCIAIS

Ribeirão-pretano disputa mundial de kung fu

DA FOLHA RIBEIRÃO

O professor Matheus Caitano Souza, 27, será o representante ribeirão-pretano no 10º Campeonato Mundial de Wushu, também conhecido como kung fu, que acontecerá entre quarta-feira e o dia 30, em Toronto (Canadá).
Souza, que pratica o esporte há 15 anos e dá aulas em academias, vai competir na categoria taolu, uma espécie de exibição de golpes, em que não há contato com oponentes, com movimentos coreografados com mãos e armas.
"É meu primeiro campeonato mundial e espero voltar com uma medalha", disse o atleta ribeirão-pretano, atual vice-campeão sul-americano, que espera um maior reconhecimento do esporte na cidade.
"Muitas pessoas têm procurado academias e estão praticando. Mas ainda são poucos os atletas com condições de participar de competições", disse.
Ao todo, serão 18 representantes brasileiros na competição -14 de SP-, selecionados após avaliação física, disciplinar, médica e técnica. Serão dez atletas no taolu e oito no sanshou (combate). A competição terá 1.500 atletas de 90 países. Wushu é um termo chinês que significa "arte da guerra" -em países não-asiáticos, é conhecido como kung fu.


Texto Anterior: Clubes da região buscam, em casa, vitória na Copa Paulista
Próximo Texto: Caetano Veloso canta o Rio com "Zii e Zie"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.