Ribeirão Preto, Segunda-feira, 19 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Pascal Lamy, diretor da OMC, visita usina em Pradópolis

DA FOLHA RIBEIRÃO

O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, seguiu roteiro de outras lideranças internacionais ontem ao visitar a usina São Martinho, em Pradópolis, a maior do mundo.
Nos últimos seis anos, por causa do "boom" do etanol, estiveram na região de Ribeirão Preto o então primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, que visitou a São Martinho em 2004, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que em 2007 esteve na usina Santa Adélia, de Jaboticabal, e o príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth 2ª, que visitiou a então Companhia Energética Santa Elisa, em Sertãozinho, no mesmo ano.
Na São Martinho, Lamy, acompanhado pelo presidente da Unica (União da Indústria de Cana de-Açúcar), Marcos Jank, conheceu o processo de fabricação do açúcar e do álcool e ouviu os pleitos do setor, que tenta zerar as tarifas de importação impostas ao biocombustível brasileiro. Embora Lamy não tenha se posicionado sobre qualquer questão bilateral, Jank considerou a visita relevante para as negociações entre Brasil e mercados estrangeiros.
"O mais importante é que ele conheceu de perto a nossa realidade (...). Ele chegou aqui conhecendo praticamente nada sobre cana. Falamos do nosso pleito de que o etanol entre na lista de bens ambientais e consiga uma redução mais acelerada das tarifas na Rodada Doha."
A nona etapa da mesa de negociações da OMC sobre a liberalização do comércio foi suspensa em março e não há prazo para a retomada.


Texto Anterior: Polícia: Homem é morto com duas facadas em Ribeirão
Próximo Texto: Indaiatuba: PMs suspeitos de assassinato são presos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.