Ribeirão Preto, Domingo, 19 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtores criam núcleo para negociar com as indústrias

DA FOLHA RIBEIRÃO

Preocupados com a queda do preço do coágulo da borracha natural vendido à indústria, os seringalistas da região de Barretos resolveram se unir.
A vontade de juntar os produtores da região é antiga, diz o presidente da Sociedade Rural do Vale do Rio Grande, Cyro Ferreira Penna Júnior. Os primeiros passos, porém, só agora vêm sendo dados.
Nos últimos meses, os produtores decidiram criar um núcleo de heveicultura dentro do sindicato rural. O objetivo, segundo Penna, é unir os produtores tanto para investir na melhoria dos seringais quanto para vender seus produtos.
"Individualmente, fica muito mais difícil negociar com a indústria, tanto de insumos quanto a processadora da borracha", diz. Um outro reforço para os seringalistas deve vir do governo do Estado, segundo o Secretário da Agricultura, João Sampaio.
Entre as medidas prometidas estão o lançamento de uma cartilha sobre práticas de extração do coágulo, a certificação de viveiros de seringueiras no Estado e uma linha de crédito exclusiva para a heveicultura, por meio do Banco do Brasil. Sampaio diz que a união dos produtores pode servir para que eles invistam em tecnologia.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Internet: Ator faz compra, não recebe e tem dados pessoais expostos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.