Ribeirão Preto, Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seca extermina de 2% a 5% de plantio de cana-de-açúcar na região

Estimativa feita pela Unica já se confirma na Usina São Francisco, em Sertãozinho

DA FOLHA RIBEIRÃO

As usinas de cana-de-açúcar da região de Ribeirão Preto perderão de 2% a 5% da área plantada de seus canaviais em virtude do período de seca vivido neste ano.
A previsão, feita pela Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), já foi confirmada na Usina São Francisco, em Sertãozinho, onde a safra terminou anteontem -foi uma das primeiras da região a encerrar o período.
A estimativa, de acordo com Jairo Balbo, diretor industrial da usina, é de perdas de até 5%.
"Não choveu na região, por isso houve essa perda. Em outras regiões do Estado, como Presidente Prudente, por exemplo, a gente notou que choveu bastante. Mas, em Sertãozinho e região, tivemos longos dias de seca", disse.
O diretor afirma que as perdas foram compensadas por outros produtos. "Acredito que não teremos prejuízo. Por exemplo, por causa da produção do açúcar. Houve uma perda de produtividade agrícola com a cana, mas um ganho em termos de açúcar", afirmou.
De acordo com Sérgio Prado, diretor regional da Unica, as perdas já eram previstas. "Já havia uma expectativa de que a produção pudesse ser um pouco mais baixa, mas as usinas compensam isso [como na Usina São Francisco]. A previsão inicial feita pelo mercado é que as perdas girassem em torno dos 2% por conta da seca", disse. "Mas ainda precisamos esperar o final da safra para termos um balanço."
De acordo com Balbo, o tempo seco favorece a concentração do açúcar na cana. No entanto, a estiagem só é favorável durante período da colheita, que começa em abril. Até lá, a cana necessita de um volume adequado de água.
O resultado do último levantamento da safra de 2008, feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), será divulgado em 15 de dezembro. A pesquisa começou no último dia 2 e vai até o próximo dia 30.


Texto Anterior: Nível de emprego sobe 7,26% em um ano na cidade
Próximo Texto: Recuperação: Justiça acata pedido da Cia Albertina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.