Ribeirão Preto, Sábado, 19 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Presépio artesanal com personagens de 1,6 m é atração em Araraquara

DA ENVIADA ESPECIAL A ARARAQUARA

Os três Reis Magos, o Menino Jesus com Maria e José e os animais em volta da manjedoura. Há 12 anos um casal de empresários monta em seu jardim um presépio em tamanho gigante, em Araraquara.
Com 18 peças de até 1,6 m de altura, o local é atração da cidade nesta época do ano e recebe visitantes da região. A iniciativa, que começou com um casal de anjos, foi crescendo e hoje as peças ganham uma nova roupagem a cada ano.
"Como ficam expostas ao sol e chuva, todo ano é preciso reformar, comprar novos tecidos para as roupas. Começamos a montagem em setembro e outubro", conta a dona da casa, a empresária Creusa do Carmo Maurício Biasioli, 57.
Para montar toda a estrutura, ela conta com o apoio do irmão, o escriturário Lauro José Maurício, 48, que idealiza e cria todas as peças.
"Eu pesquiso na internet, procuro e vou tentando. Tem dado certo. Nessa época já começo a pensar em novidades para fazer no ano seguinte", disse Maurício.
O trabalho ficou conhecido e, segundo ele, todo ano recebe proposta para montar outros presépios. "Já fiz para prefeituras de outras cidades e lojas. Eu gosto e, se me pedir com antecedência, eu faço. Só preciso me programar porque confecciono as peças à noite e nos finais de semana."
O marido de Creusa, Edmilson Francisco de Oliveira, 57, disse que a visitação já é tradicional na cidade. "Não sabemos o custo, porque são coisas que vamos comprando e trocando ao longo do ano. É trabalhoso, envolve a manutenção do jardim, todo o suporte para iluminação, cujo valor triplica neste mês, mas vale a pena porque é uma grande satisfação manter isso", afirma.
Creusa conta que ao longo dos anos já viu pessoas passarem para fazer pedidos, além de mães contando a história de Jesus a novas gerações.
"É muito bonito ver essas manifestações", disse. O casal Erika Apolinária Gomes, 32, e Carlos Eduardo Gomes, 33, vai todo ano ao local. Dessa vez, eles foram ao presépio com o filho Tiago, de um ano e nove meses. (LIGIA SOTRATTI)

Texto Anterior: Comércio espera 300 mil por dia até o Natal
Próximo Texto: Comércio tem alta de 1,6% em novembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.