Ribeirão Preto, Domingo, 19 de Dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cosmético e bebida concentram as compras externas de álcool

EM SÃO PAULO

As exportações de etanol das usinas brasileiras sofreram um baque na atual safra, com o menor patamar enviado ao exterior desde o boom do álcool, em 2005/06.
Em 2007, as exportações de álcool alcançaram 4,5 bilhões de litros, patamar que na safra 2009/10 caiu para 2,75 bilhões e que, na atual temporada, chegou a somente 1,5 bilhão de litros.
O que houve, na avaliação da Unica, foi a existência de bolhas pontuais em anos anteriores, das quais o Brasil se aproveitou. Uma dessas bolhas surgiu após problemas nos EUA, que tiveram inundações em áreas com plantações de milho -do qual também é produzido o etanol.
Isso ocorreu num momento em que o país produzia álcool em excesso, o que também favoreceu a "sobra" para os embarques.
A constatação de queda nas exportações, feita neste mês, só confirmou a projeção inicial: segundo a Unica, poderia ser exportado 1,8 bilhão de litros, 34,5% menos que os 2,75 bilhões da safra anterior. Mas o número final foi menor ainda.
Fontes do setor afirmam que o câmbio é um fator que prejudica os atuais embarques brasileiros de etanol e que as compras estão concentradas no Japão e em países da Europa. Mas as exportações têm uma situação peculiar: esses países não compram o combustível carburante, e sim com o objetivo de usá-lo na produção de bebidas ou em perfumes.
Embora tenha havido redução nas exportações na safra 2010/11, o setor não viu a medida com preocupação extrema, já que a perda de 50 milhões de toneladas de cana por causa da estiagem fez com que a produção ficasse abaixo do esperado.
Com o "reforço" do etanol que não foi exportado, o volume produzido é tido como suficiente para atender a demanda do setor no mercado interno, sem risco de desabastecimento de álcool durante a entressafra -período que vai até março, quando as usinas iniciarão a moagem da safra 2011/12.


Texto Anterior: Usina terá de buscar mercados para açúcar
Próximo Texto: Basquete: Franca perde em casa para o Pinheiros e está fora do Paulista
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.