Ribeirão Preto, Sábado, 19 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time de Ribeirão empatou em Londrina, anteontem, e joga partida decisiva contra a Desportiva amanhã
Botafogo decide acesso à Série A em casa

Lucio Piton/Folha Imagem
O técnico Marco Antonio Machado (ao centro) participa de um treinamento recreativo com os jogadores


PAULO FERRARI VIARTI
free-lance para a Folha Ribeirão

O Botafogo está a somente uma vitória de obter a maior conquista em seus 80 anos de existência e chegar à Série A do Campeonato Brasileiro de futebol.
O empate em 0 a 0 anteontem, diante do Londrina, no estádio do Café, manteve o Botafogo na terceira colocação, com seis pontos, mas dependendo apenas de suas forças para deixar a Série B.
No outro jogo de anteontem, a Desportiva empatou em 2 a 2 com o Gama, em Cariacica.
Com esses resultados, o time brasiliense continua na liderança do quadrangular, com sete pontos. Desportiva e Botafogo têm seis e Londrina soma cinco pontos.
A última rodada do quadrangular final será amanhã. O Botafogo recebe a Desportiva-ES enquanto o Gama-DF joga em Brasília diante do Londrina. Os vencedores garantem vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de 99.
A equipe de Ribeirão Preto só conquista o acesso com uma vitória. Com qualquer outro resultado, o Botafogo permanece na Série B do Brasileiro no ano que vem.
"Nós merecíamos a vitória em Londrina, mas o que aconteceu com a gente lá ocorreu com eles em Ribeirão Preto. Jogamos melhor e perdemos várias chances de gol. Agora, vamos almoçar e jantar pensando na Desportiva", disse o presidente do Botafogo, Ricardo Cristiano Ribeiro.
Os jogadores também estão com a atenção voltada para a decisiva partida de amanhã. "Precisamos nos concentrar só na Desportiva para conquistarmos o acesso", disse o goleiro Alexandre.
O zagueiro Bell concorda com seu companheiro. "Só não podemos nos esquecer de manter a humildade", afirmou o jogador.
O elenco até já convocou a torcida para incentivar a equipe amanhã. "Os torcedores precisam lotar o Santa Cruz e empurrar o time rumo à Série A do Brasileiro", disse o meia Marquinhos.
O jogador, que desperdiçou um pênalti na partida de anteontem, garantiu não estar abalado.
"No momento de bater o pênalti, desloquei o goleiro, mas infelizmente a bola bateu na trave", justificou Marquinhos.
O técnico Marco Antonio Machado não perdeu a confiança no jogador. "Ele tem treinado essas cobranças diariamente e tem obtido um bom aproveitamento, mas pênalti é uma coisa ingrata, pois, se o jogador marcar o gol, não fez mais do que a obrigação e, se errar, é considerado culpado", afirmou o treinador.

Encurralado
Na partida com o Londrina, anteontem, o Botafogo recuperou o bom futebol e encurralou o adversário em seu próprio campo.
Nem o pênalti desperdiçado por Marquinhos ainda no primeiro tempo, que ocasionou a expulsão do volante China, abalou a equipe.
Na segunda etapa, o Botafogo continuou dominando o meio-de-campo, mas pecava nas finalizações. Já o Londrina buscava a vitória nos contra-ataques, mas era barrado pela boa atuação da defesa botafoguense.
"Tivemos grandes atuações em Gama e Londrina e os dois empates nos agradaram, pois conseguimos nos recuperar da derrota sofrida em Ribeirão. Agora, vamos decidir a vaga em casa e desde já quero pedir à torcida que compareça ao estádio", disse Machado.
Consciente da importância da partida de amanhã, o treinador não quer que nada atrapalhe o elenco. "O Botafogo vai fazer uma das partidas mais importantes de sua história. O jogo vale a nossa festa e não podemos deixar que a responsabilidade cause um desequilíbrio na equipe", afirmou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.