Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão Preto cria 53 novas vagas, mas comércio perde 251 postos de trabalho

DA FOLHA RIBEIRÃO

O saldo positivo de 53 vagas em Ribeirão não esconde uma recessão do comércio, uma das principais atividades da cidade, que cortou 251 vagas no mês passado. Em janeiro de 2008, o setor havia fechado com saldo positivo de 79 empregos.
De acordo com Antônio Vicente Golfeto, diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), o resultado traz à tona uma preocupação ao setor, já que as vendas tiveram ritmo forte no período. "Imaginávamos que o varejo fosse começar a sofrer em fevereiro. O comércio está vendendo mais que no ano passado, mas pelo visto antecipou a crise", afirmou.
Para ele, é provável que empresas estejam usando o momento de crise para fazer demissões. "Algumas empresas querem reduzir o passivo trabalhista e enxergaram um bom momento para isso. É uma hipótese para os cortes. E isso é ruim, pois a empresa perde um bom profissional, capacitado. O próximo funcionário contratado pode até ganhar menos, mas vai demorar para ser treinado."
A migração para a informalidade também pode ser apontada como um dos fatores determinantes para as demissões. "Mas isso é difícil mensurar."



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Com crise, clube vai ter Carnaval "enxuto"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.