Ribeirão Preto, Sábado, 20 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital de Serrana deve começar a atender em 6 meses

Unidade está pronta há dois anos, mas Estado afirma que precisará de adequações que consumirão R$ 8 milhões

Objetivo é oferecer 60 leitos e desafogar os setores de ortopedia e neuroclínica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto


LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Dois anos após o prédio do Hospital Regional de Serrana ter ficado pronto, a Secretaria de Estado da Saúde promete equipar e abrir as portas em seis meses. Segundo o diretor do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Ribeirão, Ronaldo Dias Capeli, além da compra de equipamentos será necessário fazer algumas reformas e adequações. O investimento será de R$ 8 milhões.
Inicialmente serão disponibilizados 60 leitos e a proposta, segundo Capeli, é desafogar os setores de ortopedia e neuroclínica do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão. A unidade, no entanto, tem capacidade para 120 leitos -não há previsão para atender na totalidade.
"Temos uma fila de 1.500 pacientes esperando por uma cirurgia na área de ortopedia e esperamos que possam ser atendidos no hospital. A expectativa é que a unidade atenda casos de média complexidade e alguns de alta. Na área de neuroclínica vai ser uma retaguarda para a emergência do HC, porque vai representar 20 leitos a mais para a região."
A unidade está pronta desde março de 2008 e não entrou em funcionamento por falta de equipamentos e profissionais. A obra do hospital foi feita pela Prefeitura de Serrana.
Na época, a prefeitura teve verba do governo federal. Segundo o prefeito Nelson Cavalheiro Garavazzo (PT), o prédio estava parado desde a década de 80 e a retomada foi feita em 2006, após entendimento de que o local fosse administrado pelo Estado -a posse só foi oficializada no último dia 10.
O Hospital Regional de Serrana deve atender pacientes dos 26 municípios do DRS.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Discussão no posto de saúde pode ter sido filmada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.