Ribeirão Preto, Terça-feira, 20 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS HUMANOS

Ouvidor quer afastamento de PMs acusados de ameaças

DA FOLHA RIBEIRÃO

O ouvidor das polícias do Estado de São Paulo, Luiz Gonzaga Dantas, vai recomendar ao Comando-Geral da Polícia Militar no Estado que afaste temporariamente quatro policiais militares de Sertãozinho, que são acusados de fazer ameaças a um adolescente e a sua família.
Acompanhado de integrantes da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, Dantas esteve ontem em Sertãozinho para ouvir as vítimas das supostas ameaças, além de autoridades policiais do município.
O caso envolve um jovem de 15 anos que foi baleado em março, durante uma ação policial. A família do menor diz que não houve troca de tiros, versão que é sustentada pelos policiais. Desde que foi baleado, o adolescente está internado na Santa Casa de Sertãozinho. A família dele e sua advogada afirmam que, depois do fato, as ameaças feitas pelos policiais continuaram a ocorrer.
Dois inquéritos policiais, um na PM e outro na Polícia Civil, foram abertos para apuração do caso em Sertãozinho. O ouvidor disse ter observado que as investigações ocorrem de maneira correta, mas que vai recomendar o afastamento dos policiais envolvidos.
"Até para que possam ter direito de defesa", afirmou. Dantas disse que vai avaliar a possibilidade de solicitar a inclusão do adolescente, seus familiares e sua advogada, todos alvos das supostas ameaças, em um programa de proteção à testemunha.
Mas isso, segundo o ouvidor, vai depender de uma avaliação prévia e precisa ocorrer de forma voluntária. "Não pode ser à força", disse. Dantas afirmou ainda que as subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Franca e Ribeirão também estão acompanhando o caso.
Os nomes dos policiais envolvidos nas denúncias não foram revelados.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Nuporanga: Sem-terra desocupam área após reintegração de posse
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.